Liderança do PS continua a descer

Os dois partidos estão separados por 7.5 pontos percentuais. Segundo as sondagens pitagóricas, a liderança do PS é cada vez mais afetada pelo PSD.

Publicada pelo JN, TVI e TSF, o partido de Rui Rio continua a subir desde que as sondagens se iniciaram. De acordo com a informação, o PS representa cerca de 36% dos votos e o PSD 28,5%, tendo subido 0.8 pontos percentuais num dia.

Quanto aos restantes partidos, é o Bloco de Esquerda com 10.5% que ocupa o terceiro lugar. Em quarto, a CDU com 6.9%; em quinto, o CDS que sobe 0.2% e regista 5.2%.

O PAN desce meio ponto para se estabelizar a 3.1%, ao passo que a Iniciativa Liberal e o partido Aliança partilham uma percentagem de 1%.

Apesar da contínua subida do PSD, o valor do PS apresentado na sondagem é superior ao resultado obtido nas eleições legislativas de 2015 (32.3%). A uma semana e meia para as eleiçoes, a diferença entre os dois partidos de 14 a 7.5 pontos é significativa. Os dados refletem o aumento da opinião favorável relativa a Rui Rio, e a perda de exposiçao mediática do partido dos socialistas.

A sondagem pictagórica recolhida nos dias de 20 a 23 de Setembro de 2019 é baseada na amostra de 600 indíviduos que para grau de confiança de 95,5% correspondem a uma margem de erro máxima de ±4,07%. Os entrevistados foram selecionados de forma aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos três principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral.

 

Joana Novo