Sondagem diária indica que o Partido Socialista mantém a tendência de queda e o Partido Social-Democrata continua em ascensão.
Segundo a sondagem diária da Pitagórica para a TSF, TVI e JN , no primeiro dia do estudo, o partido liderado por António Costa registava 40.6% de intenção de voto e atualmente regista 36%, verificando-se assim uma descida de cerca de 4 pontos percentuais.
Embora o PS lidere as intenções de voto, a sua descida e a subida do PSD fazem com que os resultados destes partidos se aproximem cada vez mais, com uma diferença de 7.5 pontos percentuais, tendo chegado a estar, no início das sondagens, separados por 14 pontos percentuais. O Partido Social-Democrata, que registava inicialmente 26.6%, subiu agora para os 28.5% de intenção de voto.
De acordo com a sondagem da Pitagórica, o terceiro partido que apresenta maior intenção de voto é o Bloco de Esquerda, com 10.5%, o que mantém os dois primeiros partidos relativamente isolados.
É ainda de referir o PAN que, com 3,7% se aproxima já do CDS que regista 4.4% de intenção de voto, sendo que, em comparação, o partido liderado por André Silva ultrapassa o CDS nas regiões Norte, Sul e Lisboa nas faixas etárias do 18-34 anos e 45-54 anos.
Os restantes candidatos têm se mantido relativamente estáveis, destacando-se, entre os pequenos partidos, a Iniciativa Liberal, com 1,2 pontos percentuais e o Livre com 0,9 pontos percentuais de intenção de voto, havendo assim possibilidade de estreia destes partidos no Parlamento.
Estas projeções apontam para um resultado diferente das últimas legislativas. Recorde-se que em 2015 o PS deteve 32.3% dos votos, ficando em segundo lugar, seguido pelo Bloco de Esquerda com 10.2% e pelo PCP com 8.3%, só depois aparece o PSD, com apenas 1.5% dos votos.
A amostra de 600 indivíduos da sondagem diária da Pitagórica foi recolhida durante 4 dias, com cerca de 150 entrevistas. A seleção das entrevistas foi feita gerando números de telemóvel aleatórios.
Lia Cleto