Legislativas 2019: PSD aproxima-se de PS

Nesta terça feira, a sondagem diária da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF confirma a subida das intenções de voto no PSD.

Segundo a sondagem, a diferença entre o PSD e PSD  caiu para metade, de 14 pontos percentuais no sábado para 7,5 na terça feira.

Apesar da queda, o partido de António Costa ainda se encontra em primeiro lugar nas intenções de voto dos portugueses (36%).

O partido de Rui Rio tem vindo a aproximar-se do PS, encontrando-se nos 28,5%, menos 8,36 pontos percentuais dos resultados obtidos pela coligação PPD/PSD.CDS-PP nas legislativas de 2015.

No Fórum TSF,  o líder partidário é questionado sobre a mais recente sondagem e afirma “Não é por estarmos a subir nas sondagens que vou dizer que estão corretas”. Rio refere ainda que na pré-campanha tanto o PSD como o PS têm subido.

Os restantes partidos mantêm as mesmas posições. O Bloco de Esquerda assume o terceiro lugar com 10,5%. Catarina Martins consegue assim ultrapassar o resultado das legislativas de 2015 (10,19%).

Na quarta posição aparece a coligação de Jerónimo de Sousa, a CDU, com 6,8% das intenções de voto.

O CDS de Assunção Cristas vem em quinto lugar (4,4%), logo seguido pelo PAN(3,7%). André Lourenço e Silva consegue mais do dobro dos resultados de 2015 (1,39%).

A sondagem tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses. Durante 4 dias foi recolhida uma amostra de 600 pessoas com uma taxa de resposta de 60,61%.

 

 

 

Beatriz Carvalho