A sondagem diária da Pitagórica coloca os socialistas com 36% das intenções de voto e os sociais-democratas com 28.5%. CDU cai para os 6.8%.
Segundo a sondagem da Pitagórica realizada para a TVI, o JN e a TSF, o PS continua á frente nas intenções de voto, mas desceu 1.6 pontos percentuais. Já o PSD regista uma subida de 0.8 pontos percentuais, possuindo agora 28.5% das intenções de voto.
O BE mantém-se estável e alcança os 10,5%. A CDU regista uma queda de 0.8 pontospercentuais, o que a coloca no patamar dos 6.8%. O CDS continua em queda e alcança 4.4% das intenções de voto. O PAN volta a subir e chega aos 3.7%.
Entre os partidos sem representação parlamentar, a Iniciativa Liberal consegue ultrapassar o patamar do 1% e regista 1.2% das intenções de voto. Os restantes continuam abaixo e registam valores como 0.9% (Livre) e 0.5% (Aliança e CHEGA).
Na região Norte, o PS recupera importância. No caso do PSD, é visível a aproximação ao Porto e á região Centro. Em Lisboa, António Costa mantém-se 13 pontos percentuais á frente de Rui Rio.
Em comparação com os resultados das Eleições Legislativas de 2015, o PS regista uma subida de 3.69 pontos percentuais. Nesse ano, conseguiram eleger 86 deputados. Já o PSD e o CDS, desta vez não coligados, descem 8.36 e 32.46 pp, respetivamente. De recordar que, juntos, conseguiram eleger 102 deputados.
Durante os dias de 20 a 23 de setembro foram recolhidas diaramente pela Pitagórica para a TVI, o JN e a TSF uma sub-amostra de 150 entrevistas representativas do eleitorado português, tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento destes últimos quatro dias implica uma amostra 600 indivíduos que, para um grau de confiança de 95,5%, corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,07%. As entrevistas foram realizadas via telefone e os números contactados eram sorteados aleatoriamente.
Ana Raquel Reis