Legislativas 2019: Partido Socialista em declínio

Sondagem diária da Pitagórica demonstra à TVI, ao Jornal de Notícias e à TSF, uma recolha diária de entrevistas representativas das eleições legislativas de 2019.

Esta sondagem revela o Partido Social-Democrata (PSD) a alcançar a maioria dos votos em relação ao Partido Socialista (PS).

António Costa, líder do PS, sofreu uma descida drástica de segunda para terça-feira, dia 25 de setembro, caindo de 37,6% para 36%. O PSD que inicialmente registava 26,6% subiu agora para os 28,5% de intenção de voto.

O Bloco de Esquerda (BE), segundo a sondagem da Pitagórica, é o terceiro partido político com mais intenções de voto, apresentando 10,5%. O CDU mantêm-se em quarto lugar com 6,8% de intenções de voto.

O Partido das Pessoas dos Animais e da Natureza (PAN) e o Partido Popular (CDS) deparam-se numa rivalidade, uma vez que o CDS perdeu quase um ponto em quatro dias (4,4%) chegando perto da intenção de voto do PAN, 3,7%.

Os restantes candidatos  tais como a Iniciativa Liberal, tem 1,2%, o Livre tem 0,9% e o CHEGA e o Aliança estão empatados com 0,5% de intenção de voto.

Em 2015, o resultado das eleições legislativas teve com maioria dos votos o Partido Socialista (PS) e o Partido Popular (CDS) com 36,86% dos votos. Em segundo lugar ficou o PS com 32,31%.

Ficha Técnica:

Entre os dias 18 e 24 de Setembro foram recolhidas entre 150 entrevistas tendo por base os critérios de género, idade e região. Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente para cumprir o plano amostral, isto implica uma margem de erro de estimadamente 4,07%.
A taxa de resposta foi de 60,98%.

Leonor Faria