Legislativas 2019: PAN com recorde nas sondagens

CDS-PP e PAN estão separados por menos de 1 ponto percentual. Sondagem diária da Pitagórica para a TVI, JN e TSF mostra CDS-PP a cair nas intenções de voto (4,4%) e PAN a subir (3,7%).

O PSD mantém a subida desde que se iniciaram as sondagens diárias. No sentido inverso, o PS continua a cair nas intenções de voto. Ainda assim, se as eleições fossem esta segunda-feira, o partido de António Costa vencia com 36% dos votos contra 28,5% do PSD, que subiu de ontem para hoje 0,8 pontos percentuais.

O BE está firme no terceiro lugar (10,5%). Em quarto, fica a CDU, que volta a cair (6,8%). O CDS mantém-se em queda e recolhe 4,4% de intenções de voto. O PAN recupera e está nos 3,7%. Nestes quatro dias de sondagem os centristas perderam quase um ponto percentual.

Quando se compara os resultados dos dois partidos no voto direto, sem distribuição de indecisos, o PAN já está à frente nas faixas etárias dos 18/34 anos e na dos 45/54 anos; o mesmo acontece nas regiões, Norte, Sul e Lisboa (4,6% no maior círculo eleitoral do país).

Assim, o PAN atinge o seu recorde nas sondagens. Lembre-se que nas últimas legislativas o Partido obteve apenas 1,39% dos votos totais.

Consulte a lista de candidatos às legislativas 2019.

Ficha técnica

A sondagem conta com uma amostra de 600 entrevistas que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,07%. Diariamente serão conhecidos novos resultados através da soma de 150 entrevistas e da retirada das 150 entrevistas mais antigas. Os entrevistados são contactos através da selecção aleatória de números móveis. A taxa de resposta foi de 60,61% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.

Inês Gomes