PSD vence apertado em Aveiro (município), mas não consegue vencer no distrito

PSD venceu as legislativas no município por uma margem inferior a 0,2% de diferença em relação aos votos recebidos pelo PS; apenas 88 votos de diferença, uma vitória muito apertada.

Resultado de imagen de legislativas 2019

Fonte: Record Europa

O distrito de Aveiro é muito conservador; o Partido Social Democrata venceu as legislaturas neste distrito por 10 anos. Quatro foram comemorados e é a primeira vez na década que o PS está à frente do PSD. Os socialistas obtiveram 120 839 votos (34,31%) em comparação com 118 141 (33,35%) dos social democratas; o que lhes dá 7 e 6 deputados, respectivamente. Agora, os socialistas recuperaram dois assentos parlamentares no distrito de Aveiro.

Essa diferença, embora ajustada, é explicada observando os concelhos: PSD venceu em 9 dos 19 que compõem o distrito; e não com grande diferença, exceto em Vagos, que obteve mais da metade dos votos, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Anadia.

Por outro lado, o Bloco Esquerda ganhou um deputado em relação às eleições anteriores; colocando com 2 desta vez com quase 10% dos votos. CDS, com 5,69%, garantiu uma vaga no Parlamento. O CDU e o PAN, apesar de terem passado os 10.000 votos, não conquistaram nenhum assento.

Os deputados eleitos foram:

(PS) – Pedro Nuno de Oliveira Santos; Cláudia Maria Cruz Santos; Carlos Filipe de Andrade Neto Brandão; Porfirio Simões de Carvalho e Silva; Susana Alexandra Lopes Correia; Hugo Daniel Matos Oliveira; Joana Isabel Martins Rigueiro de Sá Pereira.

(PPD/PSD) – Ana Miguel Marques Neves dos Santos; António André da Silva Topa; Helga Alexandra Freire Correia; Bruno Manuel Pereira Coimbra; Nuno André Maia das Neves; Carla Manuela de Sousa Madureira.

(BE) – Moisés Salvador Coelho Ferreira; Nelson Ricardo Esteves Peralta.

(CDS-PP) – João Rodrigo Pinho de Almeida

A nível nacional, o PS venceu as eleições marcadas por la baixa participação, ainda que sem maioria absoluta.

 

Raquel López Rodríguez