Legislativas 2019: PSD mantem liderança em São Pedro Fins (Porto)

Related image

Na freguesia de São Pedro Fins, conselho da Maia, o PSD saiu vencedor com cerca de 38% dos votos, quatro pontos percentuais acima do PS, que ficou em segundo lugar. O partido de Rui Rio consegue manter a liderança. 

Apesar da vitória a nível nacional, o PS não conseguiu alcançar o primeiro lugar nesta freguesia, tendo apenas 34% dos votos. Em terceiro lugar ficou o Bloco de Esquerda com quase 9% seguido do PAN com 3,7% e a CDU com 3,6%. Foram vários os partidos com apenas um voto, mas que ainda assim superaram o MAS e o PPM que não conseguiram obter nenhum.

Em 2015 os resultados foram mais favoráveis para o PSD que foi capaz de obter quase 45% dos votos, já o PS conseguiu uma subida de sete pontos percentuais comparativamente a 2015. Os três primeiros conseguiram manter a posição, no entanto a CDU foi ultrapassado pelo PAN em relação às últimas legislativas.

Relativamente aos resultados do distrito do Porto são várias as diferenças, nomeadamente o vencedor, que no Porto foi o partido de António Costa, seguido do PSD, Bloco de Esquerda e em quarto a CDU. Outra diferença a destacar é a percentegem de abstenção que chegou a cerca de 41%, ultrapassando a de S. Pedro Fins foi de apenas 36%.

No círculo eletoral do Porto foram eleitos 40 candidatos sendo a maioria do PS (17 eleitos) entre os quais Alexandre Quintadilha e Maria Lopes de Carvalho. Hugo de Carvalho e Rui Rio vão ser dois dos quinze candidatos a representar o PSD. Catarina Martins, porta-voz do partido, foi uma dos quatro deputados eleitos do Bloco de Esquerda. Por parte do CDU temos Diana Ferreira e Ana Mesquita. Já o PAN e o CDS elegeram apenas um deputado sendo elas Bebiana Cunha e Cecília Meireles respetivamente.

Maria Inês Carvalho (turma 2)