Legislativas 2019: PSD lidera eleições em Nossa Senhora da Piedade (Santarém)

O Partido Social Democrata celebra a vitória das legislativas com 35,42% dos votos na freguesia de Nossa Senhora da Piedade. Entre os partidos mais pequenos, destaca-se o PAN com 1,16%, seguido do LIVRE com 0,85% dos votos.

Logo a seguir ao PSD, está o PS com 29,64% dos votos, o Bloco de Esquerda com 8,73%, o CDS-PP com 6,96% e o PCP-PEV com 3,01%, percentagem que já se afasta bastante do líder democrata.

O PSD e CDS que, nas legislativas de 2015, concorreram coligados, tinham também alcançado a vitória na freguesia de Nossa Srª da Piedade, com 51,99% dos votos.

Os resultados registados nesta freguesia divergem daquilo que se observou nos resultados das legislativas no círculo eleitoral de Santarém. Tal como a nível nacional, o PS ficou na liderança e conseguiu eleger 4 deputados neste distrito: Alexandra Leitão; António Gameiro; Maria do Céu Albuquerque e Hugo Costa.

O paradigma eleitoral sofreu então alterações, quando comparado com os resultados de 2015. Nesse ano, o PS tinha alcançado a vitória com 37,13% dos votos, em Santarém. Uma queda de cinco pontos percentuais, face aos resultados de há quatro anos, foi suficiente para os socialistas perderem o pódio nas legislativas de 6 de outubro. O partido perdeu, assim, um deputado, conquistando somente três dos nove mandatos em disputa.

Inês Sofia Pereira