Legislativas 2019: freguesia de Beiriz (Porto)

 

Os votos estão contados. A União das freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai contraria tendência nacional. O PSD sai vitorioso, com 37,19% dos votos.

PS vem a seguir (30,25%). Com uma grande distância dos socialistas, mas ficando em terceiro, o BE não chega aos 10%.

Mas há que ter em consideração os resultados de há quatro anos, em que o vitorioso foi também o PSD, em aliança com o CDS-PP (coligação PàF). No entanto, a diferença foi maior relativamente ao PS. Em 2015, a PàF obteve 46,68%, ficando acima quase 19 pontos percentuais do Partido Socialista (28,15%). Este ano, pouco mais de 12 pontos separam os socialistas da soma do PSD com o CDS.

Nota-se também uma subida do PAN durante estes quatro anos: este ano tiveram quase mais dois pontos, obtendo 3,16%.

Nesta freguesia, do município da Póvoa de Varzim, a abstenção chega quase aos 49%.

No Porto, o círculo eleitoral a que corresponde a freguesia, os resultados foram diferentes. Neste distrito, o PS venceu, coincidindo exatamente a percentagem com o resto do país (36,65%). São quase mais sete pontos percentuais do que o PSD (31,16%).

O BE obtém resultados semelhantes aos da freguesia, no entanto, o CDS-PP tem uma percentagem bem menor no Porto comparativamente à da freguesia. O partido conservador tem quase menos dois pontos no distrito (3,34%).

Considerando agora os efeitos de 2015 no Porto, conclui-se, novamente, uma descida dos partidos da direita este ano. A PàF venceu com 39,59%, mais cerca de cinco pontos do que o que o partido de centro-direita, em soma com o CDS, consegue este ano. Há quatro anos, o PS ficou em segundo, com uma diferença de quase sete pontos da PàF.

Em relação aos mandatos, o PS fica com o mesmo número que a PàF alcançou nas últimas legislativas: 17. O PSD consegue 15, a seguir, o BE consegue quatro (menos um do que há quatro anos), a CDU (coligação do PCP com o Partido Ecologista “Os Verdes”) elege dois (também menos um) e o CDS um. Nestas eleições, o PAN consegue eleger, pela primeira vez, um deputado neste distrito.

Mas quem são os deputados, que vão para a assembleia da república?

Em relação ao PS, o número 1 que se candidatou pelo Porto é Alexandre Tiedtke Quintanilha, o nº2 é Maria do Rosário Carvalho e o nº3 é João Pedro Fernandes, num total de 17 eleitos. Quanto ao PSD, o nº1 pelo Porto é Hugo Daniel Carvalho, num conjunto de 15 eleitos. Pode ver todos os eleitos para a assembleia, pelo Porto e não só, aqui. Mas não se esqueça de clicar em “ver apenas candidatos eleitos”.

Para ver os resultados de todos os concelhos e freguesias de Portugal, tanto do continente como das regiões autónomas, aceda a este link.

Francisca Valentim