O guia temporário para os festivais de verão de 2019

A época alta dos festivais de música em Portugal tem início em junho e término em agosto. É por volta de Outubro e Novembro que os primeiros nomes para as edições do ano seguinte começam a ser anunciados. Como tal, segue um apanhado dos artistas e bandas já confirmados nos festivais portugueses de maior nome para 2019.

Principalmente a nível europeu, Portugal é visto como um dos países mais substanciais a nível de festivais de primavera e verão. Para além de enriquecerem a cultura portuguesa, os eventos atraem também imensa gente para o país e as cidades onde são realizados, em específico.

NOS Alive 2019

Indiscutivelmente o maior e mais popular festival de música de Portugal, o NOS Alive foi também o pioneiro nas confirmações. O evento, que toma lugar no Passeio Marítimo de Algés, em Lisboa, já conta com vários nomes, inclusive o de uma cabeça de cartaz.

O primeiro dia do festival, 11 de julho, vai ser encabeçado por The Cure, no Palco NOS, com Jorja Smith e Sharon Van Etten, a mais recente garantia, a assegurar o Palco Sagres.

Já o último dia, 13 de julho, vai estar a cargo de Bon Iver e The Smashing Pumpkins no palco principal, sem qualquer confirmação para o secundário. Contrariamente, o segundo dia, 12 de julho, já conta com duas confirmações para o Palco Sagres – Tash Sultana e Pip Bloom – e nenhuma para o palco NOS.

Como tem vindo a acontecer em anos passados, o NOS Alive optou pela primazia, revelando prontamente e com alguma rapidez as suas confirmações, de maneira a captar o público desde cedo. O último anúncio, de Sharon Van Etten, foi feito ainda hoje pela organização. A lotação para a edição de 2018 esgotou completamente um mês antes. Os bilhetes diários e passes gerais já se encontram disponíveis para a do próximo ano.

Vodafone Paredes de Coura

Seguindo a estratégia de marketing do NOS Alive, também o famoso festival do Norte começou desde cedo a lançar confirmações – e grandes – para o seu cartaz, como é habitual. A primeira de todas foi os já conhecidos dos palcos portugueses – The National -, para o primeiro dia do evento – 14 de agosto. A organização do festival não descansou e anunciou, um dia depois, a presença de mais dois nomes – o indie rock de Boy Pablo e o duo parisiense Acid Arab, que sobem ao palco no segundo dia do festival, 15 de agosto.

Logo de seguida, também Car Seat Headrest e Kamaal Williams foram confirmados para o festival – a banda no dia 15 agosto e o artista de jazz no último dia, 17 de agosto. Ainda não existem divulgações referentes ao terceiro dia, 16 de agosto.

O Vodafone Paredes de Coura está de regresso à Praia Fluvial do Taboão de 14 a 17 de agosto e o campismo que tanto o caracteriza também. Os passes gerais já estão à venda nos locais habituais.

Car Seat Headrest Fonte: Facebook

Super Bock Super Rock

Apesar de ter esperado mais do que a maioria dos festivais com quem compete diretamente, o Super Bock Super Rock também já anunciou um nome – e um bem desejado do público português – Lana Del Rey, que passou cá pela última vez em 2012, no mesmo festival.

Esta confirmação seguiu o anúncio feito ontem pela organização acerca do regresso do evento para o Meco, onde se realizou entre 2010 e 2014.

A 25ª edição do SBSR realiza-se entre 18 e 20 de julho. Tanto os bilhetes diários como os passes gerais já se encontram à venda.

MEO Marés Vivas

O festival nortenho, como o SBSR, anunciou apenas um nome do seu cartaz até agora – Sting. O músico britânico regressa assim a um palco que bem conhece, dado que atuou na edição de 2017 do mesmo festival.

O MEO Marés Vivas regressa a Vila Nova de Gaia de 19 a 21 de julho. O bilhetes diários e os passes gerais já estão à venda em todos os locais habituais.

Sting no MEO Marés Vivas 2017 Fonte: Noite e Música

NOS Primavera Sound

Fiel à sua estratégia de marketing de anos anteriores, o maior festival de música da cidade do Porto ainda não anunciou nenhum nome, sendo que tudo aponta para que o cartaz seja revelado por completo por volta de Fevereiro de 2019, como tem vindo a acontecer.

No entanto, os fãs de música e do festival já tiveram um cheirinho do que aí vem e podem começar a fazer apostas, visto que o cartaz do festival-irmão, o Primavera Sound de Barcelona, saiu ontem (por ligação). Entre as confirmações, encontram-se nomes como os das cantoras Erykah Badu, Kali Uchis e FKA Twigs; dos rappers Nas, Pusha T, Future e Danny Brown e das bandas Tame Impala e Interpol, que denotam o ecletismo e aposta numa grande variedade de géneros e públicos por parte da organização.

A oitava edição do NOS Primavera Sound vai decorrer de 6 a 8 de junho no Parque da Cidade do Porto. Apesar de ainda não existirem nomes, os passes gerais e os vouchers diários já se encontram à venda nos locais habituais. A edição passada foi a primeira a ultrapassar a barreira dos 100 mil visitantes e contou com um repertório onusto em vários géneros musicais e nomes tanto conhecidos como completas novidades em solo português, como Tyler, The Creator. Recorde:

São muitos os festivais e vão ser, com certeza, muitas mais as confirmações enquanto a época alta festivaleira não chega. Por enquanto, estas são as principais.

 

Adriana Pinto, up201709482