Quais as tendências da investigação internacional em ciberjornalismo?

Pergunta foi respondida no estudo realizado e apresentado por Raquel Bastos e Fernando Zamith no decorrer do ObCiber, que se realizou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e deu a conhecer os termos mais pesquisados e as principais referências aquando se investiga por ciberjornalismo.

A sessão arrancou meia hora depois da hora marcada (estava agendada para as 12:15 mas começou às 12:45), tendo Fernando Zamith começado por explicar o contexto e o porquê da realização do estudo.

Raquel Bastos prosseguiu com a apresentação dos resultados que foi recolhendo nos últimos meses. Recorrendo a bases de dados, constatou que Alfred Hermida é a pessoa mais citada quando se pesquisa por ciberjornalismo. Outra tendência observada é que dos vários livros e artigos analisados, “social media”, “interactivity” e “audience” foram as palavras-chave mais encontradas.

Após os resultados, o professor Zamith revelou um novo site, RIIC, que “é a rede interinstitucional de cursos, departamentos, escolas ou faculdades que realizam fóruns, cursos de especialização, mestrados, pós-graduações e programas de investigação vinculados ao ciberjornalismo.” No mesmo, é possível pesquisar por autores, artigos, livros, bases de dados e eventos relacionados com a temática.

Para concluir, o docente Zamith revela a intenção do website facilitar a cooperação com os outros eventos de ciberjornalismo existentes a nível mundial.

Filipe Silva

Turma 3