Jornalismo e conteúdo patrocinado em destaque no #6COBCIBER

O segundo dia do #6COBCIBER foi marcado pela palestra de Valdir Ribeiro Jr. O jornalista brasileiro apresentou um estudo acerca da existência de conteúdo patrocinado no jornalismo atual.  As possíveis soluções para este problema foram o foco desta sessão.

Inserida na sessão “Ciberjornalismo e Modelos de Negócio”, que deu início às 14h30 de sexta-feira, Valdir Ribeiro da Silva Júnior apresentou “Ciberjornalismo e conteúdo patrocinado: a necessidade de definir o branded content”.

Valdir Ribeiro Jr falou acerca do conteúdo patrocinado no jornalismo

Numa apresentação de cerca de quinze minutos, o orador explicou em pormenor o conceito de “Advertising” e o contexto em que surgiu. Os termos “persuasão” e “informação” foram contrapostos e utilizados para definir esta ameaça.

O maior problema do conteúdo patrocinado no jornalismo, segundo Valdir Ribeiro Jr, é o “consumo de publicidade sem saber”, o que leva os leitores a ler e reter informação tendenciosa. A credibilidade do jornalismo e dos jornalistas foram assuntos explorados na sequência desta ameaça.

Valdir Ribeiro JR usou o conceito “Persuasion Knowledge” para descrever o reconhecimento da tentativa de persuasão, que o jornalista indica como “chave” para defender os leitores destes conteúdos.

No sentido de resolver este problema, apresentou uma lista de perguntas que podem ajudar o leitor a perceber se o artigo que está a ler é, ou não, conteúdo patrocinado.

O #6COBCIBER aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pode ler-se mais acerca do evento no blog do Congresso.

 

Inês Pinto da Costa (turma 1)