A utilização das redes sociais é cada vez mais frequente, os Instagram Stories são uma ferramenta muito utilizada, passando pelas celebridades até aos jornalistas. Estas foram algumas das questões abordadas no Congresso de Ciberjornalismo.
O sexto Congresso de Ciberjornalismo realizou-se nos passados dias 22 e 23 de novembro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e contou com vários especialistas que trataram de assuntos relacionados com o Ciberjornalismo e algumas questões relacionadas com o meio digital.
Uma das sessões do primeiro dia teve como tema o Ciberjornalismo e as Redes Sociais. Com a moderação de Paulo Frias, Jorge Vázquez-Herrero ,vindo da Universidade de Santiago de Compostela, começou com “O Uso dos Instagram Stories nos media”. Este é um meio que tem vindo a crescer, segundo Jorge, depois de um estudo de apenas um mês, verificou-se que a publicação de Instagram Stories cresceu 20,5% e o tema principal é o desporto.
A Universidade do País Basco trouxe-nos a questão dos jogadores de futebol e as redes sociais. As redes sociais têm sido realmente uma grande ferramenta de divulgação para as celebridades e neste caso, para os futebolistas, que são dos mais seguidos, pois dá uma grande vantagem para a sua própria imagem e para o seu clube.
“O futebol não acontece só dentro de campo”, os fãs cada vez mais têm poder e podem seguir os seus ídolos fora do campo, há uma maior ligação entre os dois, graças, claro, às redes sociais.
Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira ajudou-nos a compreender a ligação dos jornalistas com as redes sociais, nomeadamente o Instagram. Muitos jornalistas publicam nas redes sociais a sua rotina, alguns só as utilizam para a sua vida pessoal mas na verdade estas têm sido um novo meio para os profissionais.
A instantaneidade, a multimédia e a memória são algumas das vantagens das redes sociais para jornalistas, futebolistas ou para qualquer pessoa e cada vez mais são utilizadas nesta era digital.
Bárbara Romeiro, turma 1