Jogos de Tabuleiro invadem a Invicta

Se és um amante de jogos de tabuleiro, não podes perder esta oportunidade! O InvictaCon está de volta para o 11.º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG do Porto. Entre sexta e domingo, passa pela Universidade Portucalense e terás a oportunidade de experimentar trezentos jogos de tabuleiro

Foto: Comunidade Portuguesa de RPG e Jogos de Tabuleiro

O Grupo de Boardgamers do Porto, associação organizadora do evento, lança-te o desafio de desligares do mundo virtual e embarcares pelo mundo dos jogos de mesa. Numa era marcada pela dependência das tecnologias digitais, “Desliga o Wi-Fi!!! Chegaram os jogos de tabuleiro!” é o lema da edição deste ano que promete mais surpresas.

Ricardo Biscaia, presidente da associação organizadora, salienta as vantagens associadas a estes jogos: “são uma ótima oportunidade para nos divertirmos, para nos colocarmos em contextos em que interagimos com os restantes jogadores de diversas formas e para treinarmos competências nas áreas da lógica, da estratégia e da análise crítica”.

A edição deste ano conta com mais novidades e com mais desafios. Para te aventurares, não é preciso saber jogar. Pelo contrário, o evento disponibiliza uma equipa de voluntários que promete ensinar qualquer jogo.

O programa da InvictaCon 2017 inclui, no total, cinco torneios, todos de participação gratuita (Catan, Ticket to Ride: Europe, Star Realms, Kingdomino e Rei do Tóquio). Este último jogo estreia-se no InvictaCon e o vencedor vai poder ganhar a recente versão portuguesa do jogo.

Aos restantes vencedores dos torneiros também vão ser atribuídos prémios. Estão previstas, também, demonstrações de dois novos jogos portugueses (Vilar de Mouros e Cardslab Países), com a presença dos criadores.

Paralelamente, o programa apresenta ainda dois “play to win” (Unlock! e Vilar de Mouros), com prémios a sortear entre todos os que jogarem estes jogos durante o evento. Além disso, os interessados em jogos de personagem (RPG – Role-Playing Games) podem ainda contar com dois workshops, organizados pelos “Roleplayers do Porto”, de “Criação de
Personagem e Introdução às Aventuras”, bem como, de “Iniciação ao Dungeon Mastering”.

O evento que se iniciou em 2007, vai agora para a 11ª edição e tem cada vez mais adesão. Em 2016, a InvictaCon recebeu cerca de 600 pessoas, no total dos três dias. Este ano a organização pretende ultrapassar este número.

O encontro é gratuito e vai decorrer na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Rua António Bernardino de Almeida, 541 – Porto, junto à estação de metro do IPO.
As portas abrem-se às 10h00 e encerram às 02h00, com exceção de domingo que encerram às 20h00.

Maria João Mendes