InvictaCon 2017 regressa ao Porto

O 11.º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG do Porto decorre este fim de semana na Universidade Portucalense. O evento sem fundos lucrativos conta com trezentos jogos de tabuleiro sem limite de idades.

Foto de InvictaCon.

Foto: Facebook InvictaCon2017

A maior feira mundial de jogos de tabuleiro decorreu no mês passado na Alemanha e a associação organizadora do evento – o Grupo de Boardgames do Porto promete apresentar várias novidades. “Desliga o Wi-Fi!!! Chegaram os jogos de tabuleiro” é o tema da edição deste ano, que pretende evidenciar as vantagens do convívio presencial face às novas tecnologias.

A nova geração de jogos de tabuleiro apresenta-se com menos jogos com dados, estratégias de jogo diversificados, maior controlo da duração média de cada partida e pretendem unir diversão, interação social e treino de competências.

O presidente da associação organizadora, Ricardo Biscaia sublinha que ” Os jogos são uma ótima oportunidade para nos divertirmos, para nos colocarmos em
contextos em que interagimos com os restantes jogadores de diversas formas e para
treinarmos competências nas áreas da lógica, da estratégia e da análise crítica.”

O programa inclui cinco torneios gratuitos com prémios para os vencedores, são eles Catan, Ticket to Ride: Europe, Star Realms, Kingdomino e O Rei de Tóquio. Vão realizar-se também dois jogos “play to win”: Unlock! e Vilar de Mouros.  Para os jogos de personagens, também conhecidos como Role-Playing Games, estão programados dois workshops de “Criação de Personagem e Introdução às Aventuras” e de “Iniciação ao Dungeon Mastering”, organizados pelos “Roleplayers do Porto”.

O Grupo de Boardgamers do Porto (GBP) existe desde 2006 e organizou mais de 600 encontros semanais, mensais e anuais no decorrer de 11 anos.  Desde 2007 que o grupo se reúne uma vez por semana, tendo realizado demonstrações em museus, bibliotecas, escolas, feiras do livro, eventos da chamada “cultura pop”, campos de férias, associações de apoio a crianças de bairros problemáticos.

A edição deste ano da InvictaCon vai contar com num novo espaço, mais amplo, e num
novo calendário. O encontro vai decorrer na Universidade Portucalense Infante D. Henrique  junto à estação de metro do IPO entre as 10h00 e as 02h00 de sexta-feira e sábado, e entre as 10h00 e as 20h00 de domingo.

Maria Moreira – Turma 2