InvictaCon 2017: Os jogos de tabuleiro voltam à Cidade Invicta

 

O Porto prepara-se para receber o 11.º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG. No evento de entrada livre, que vai ter lugar na Universidade Portucalense de sexta-feira a domingo, o público poderá experimentar mais de 300 jogos a título gratuito e serão divulgadas as mais recentes novidades do universo dos jogos de tabuleiro.

Numa era em que as atenções dos amantes de jogos parecem estar apenas viradas para os jogos digitais, os jogos analógicos continuam a gozar a sua parcela de popularidade. “Desliga o Wi-Fi!!! Chegaram os jogos de tabuleiro!” é o lema desta edição da InvictaCon. O evento conta com uma programação eclética que inclui workshops, demonstrações de jogos e realização de torneios.

No evento, organizado pela Grupo de Boardgamers do Porto, contará com a realização de quatro torneios de participação gratuita – CatanTicket to Ride: Europe, Star Realms e Kingdomino – com prémios para os vencedores, e dois torneiros “play to win” – Unlock! e Vilar de Mouros – com prémios a serem sorteados pelos jogadores.

Foto de InvictaCon.

A organização do evento disponibilizará uma equipa de voluntários disposta a ensinar as regras dos  diversos jogos ao público, pelo que o desconhecimento do jogo deixa de ser um entrave para quem pretender aventurar-se num novo jogo.

Também haverá espaço para os apreciadores de RPG (Role-Playing Games), na medida em que se vão realizar dois workshops sobre as a temática:  “Criação de Personagem e Introdução às Aventuras” e “Iniciação ao Dungeon Mastering”.

Também está prevista a apresentação de dois jogos nacionais, o Vilar de Mouros e o Cardslab Países, que vão contar com presença dos seus criadores.

As portas do InvictaCon 2017 estar abertas entre as 10h00 e as 02h00, na sexta-feira e no sábado, e entre as 10h00 e as 20h00 no domingo.

A nova vaga de jogos de tabuleiro tem conquista do um interesse cada vez maior. Mais de mil jogos de jogos de tabuleiro são publicados todos os anos e a plataforma Board Game Geek conta com cerca de cem mil jogos na sua base de dados.

 

António Pacheco Costa