InvictaCon 2017: Jogos de Tabuleiro chegam ao Porto

O 11º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e Role-playing Game (RPG) invade a invicta de sexta feira a domingo. O evento decorre na Universidade Portucalense.

A organização da InvictaCon, Grupo de Boardgamers do Porto, garante anunciar, na 11ª Edição, muitas novidades provenientes da maior feira mundial de Jogos de Tabuleiro, que decorreu no final de outubro, em Essen, na Alemanha.

Na era da tecnologia digital, a InvictaCon pretende realçar as vantagens do convívio presencial que os Jogos de Tabuleiro proporcionam. Assim sendo, o lema da 11ª Edição é “Desliga o Wi-Fi!!! Chegaram os jogos de tabuleiro!”

A InvictaCon pretende promover os jogos de tabuleiro modernos junto de vários entusiastas de todo o país.

Fotografia por: InvictaCon

O programa do 11º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG contém torneios de Catan, Ticket to Ride: Europe, Star Realms e Kingdomino e dois “play to win” de Unlock! e Vilar de Mouros. Nos quatro torneios haverá prémios para os vencedores e no “Play to win” haverá prémios a sortear entre os jogadores.

Quem visitar a InvictaCon pode ainda assistir às demonstrações de dois novos jogos, “Vilar de Mouros” e “Cardslab Países”.

Os interessados nos jogos de interpretação de papéis (RPG) podem participar em workshops de “Criação de Personagem e Introdução às Aventuras”, e de “Iniciação ao Dungeon Mastering”, organizados pelos “Roleplayers do Porto”.

O presidente do Grupo de Boardgamers do Porto, Ricardo Biscaia refere que “os jogos são uma ótima oportunidade para nos divertirmos, para nos colocarmos em contextos em que interagimos com os restantes jogadores de diversas formas e para treinarmos competências nas áreas da lógica, da estratégia e da análise crítica. Competências que são necessárias para as mais diversas áreas da nossa vida”.

Para os interessados, importa salientar que a participação é livre e gratuita, não há limite de idades, não é necessário levar algum tipo de jogo ou saber jogar. Espalhados pelo local estarão equipas de voluntários disponíveis para ensinar aos visitantes qualquer tipo de jogo.

O 11º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG, para além de trazer muitas novidades à cidade invicta, traz trezentos jogos de tabuleiros para experimentar gratuitamente entre sexta-feira e domingo na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Rua António Bernardino de Almeida, 541 – Porto, junto à estação de metro do Instituto Português de Oncologia (IPO).

“É um grande mundo de diversão, para todos, sem distinção de género ou idade, que estará disponível para ser experimentado.”

Ana Rita Pereira