InvictaCon 2017: “Desliga o Wi-Fi! Chegaram os jogos de tabuleiro!”

A InvictaCon tem mais uma edição marcada. O encontro nacional de jogos de tabuleiro e RPG vai ter lugar na Universidade Portucalense, no Porto, de sexta a domingo.

Sob o lema “Desliga o Wi-Fi! Chegaram os jogos de tabuleiro!”, a InvictaCon junta anualmente centenas de jogadores de tabuleiro de todo o país. Organizado pelo Grupo de Boardgamers do Porto, o objetivo é “proporcionar, simultaneamente, diversão, interação social e treino de competências”. O ênfase está nos jogos de estratégia modernos, mas sem deixar de parte os clássicos.

“Os jogos são uma ótima oportunidade para nos divertirmos, para nos colocarmos em contextos em que interagimos com os restantes jogadores de diversas formas e para treinarmos competências nas áreas da lógica, da estratégia e da análise crítica”, diz Ricardo Biscaia, presidente da associação organizadora.

Este ano, o evento é realizado depois da feira mundial de jogos de tabuleiro de Essen, na Alemanha, de maneira a apresentar as mais recentes novidades. Entre os jogos a demonstrar, estão títulos portugueses: os jogos de cartas Vilar de Mouros e Cardslab – Países.

Imagem: Blog Vilar de Mouros

Além das apresentações, a InvictaCon vai promover torneios gratuitos e com direito a prémio para o vencedor: CatanTicket to Ride: Europe, Star Realms e Kingdomino.  Vilar de Mouros e Unlock! vão ser os torneios “play to win“, isto é, todos os participantes estão habilitados a uma recompensa a ser sorteada.

Os RPG – Role-Playing Games – não ficam atrás e vão ter workshops de “Criação de Personagem e Introdução às Aventuras” e de “Iniciação ao Dungeon Mastering”, ambos a cargo dos “Roleplayers do Porto”.

A organização de todo o evento está a cargo do Grupo de Boardgamers do Porto (GBP). O grupo nasceu em 2006, na loja XXL, pela mão de um grupo adeptos dos jogos de tabuleiro. As reuniões focavam-se no convívio e na prática de jogos como Magic: The Gathering, por exemplo.

Após vários encontros semanais e mensais, em 2007 criam a InvictaCon, com o intuito de divulgar os jogos de tabuleiro. 10 anos depois, o evento vai na sua 11ª edição e tem contado com centenas de visitantes. O objetivo é ultrapassar os 600 registados em 2016.

A InvictaCon é totalmente gratuito. Entre os dias 10 e 12 de novembro, a Universidade Portucalense, no Porto, abre portas a todos, quer sejam experientes, quer sejam iniciantes nos jogos de tabuleiro. Sexta-feira e sábado, o evento vai decorrer entre as 10h e as 02h (da manhã). Domingo, o encerramento está marcado para as 20h.

Imagem: InvictaCon

Pedro Valente Lima