InvictaCon 2017: Abram os tabuleiros e lancem os dados

O Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG do Porto está de volta. A Universidade Portucalense é a anfitriã da 11ª edição, que decorre este fim-de-semana.

A edição deste ano, organizada pelo Grupo de Boardgamers do Porto, promete muitas novidades provenientes da maior feira mundial de jogos de tabuleiro, que decorreu no final de outubro em Essen, Alemanha.

“Desliga o Wi-Fi!!! Chegaram os jogos de tabuleiro!”  foi o lema escolhido para a edição deste ano, que tem como objetivo contrariar as tendências de uma sociedade cada vez mais dependente da tecnologia através dos jogos de tabuleiro e do convívio presencial proporcionado pelos mesmos.

O interesse pela nova geração de jogos de tabuleiro (também conhecidos como jogos de mesa) tem crescido a uma escala mundial. Mais de mil jogos de cartas e de tabuleiro são publicados anualmente, e a plataforma Board Games Geek (BGG) apresenta já no seu registo perto de cem mil jogos. Os jogos mais recentes focam-se menos no fator da sorte e, ao mesmo tempo que proporcionam diversão e interação social, permitem um maior controlo de aspetos associados às preferências de cada jogador, como a duração média da partida e o nível das estratégias do jogo.

Ricardo Biscaia, presidente da associação organizadora, afirma que “os jogos são uma ótima oportunidade para nos divertirmos, para nos colocarmos em contextos em que interagimos com os restantes jogadores de diversas formas e para treinarmos competências nas áreas da lógica, da estratégia e da análise crítica”.

A InvictaCon é um evento sem fins lucrativos, de participação livre e gratuita. Quem desejar participar não precisa de levar jogos ou saber jogar, uma vez que toda uma equipa de voluntários estará disponível para ensinar qualquer jogo.

Jogo de tabuleiro “Descobridores de Catan”

O programa desta edição inclui quatro torneios de participação gratuita (Catan, Ticket to Ride: Europe, Star Realms e Kingdomino), com prémios para os vencedores, e dois “play to win” (Unlock! e Vilar de Mouros), com prémios a sortear entre todos os que jogarem estes jogos durante o evento.

Estão previstas também demonstrações de dois novos jogos portugueses (Vilar de
Mouros e Cardslab Países), com a presença dos criadores.

A InvictaCon recebeu em 2016 cerca de 600 pessoas, no total dos três dias, número que
a organização espera ultrapassar este ano.

O encontro vai decorrer na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Rua António
Bernardino de Almeida, 541 – Porto), junto à estação de metro do IPO. As portas estarão abertas entre as 10h00 e as 02h00 na sexta-feira e no sábado, e entre as 10h00 e as 20h00 no domingo.

Edgar Rodrigues Barbosa