InvictaCon

A partir de sexta-feira de manhã e até domingo à noite, o Porto recebe mais uma InvictaCon. Este é já o 11.º  Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG do Porto.

A InvictaCon é um evento sem fins lucrativos, de participação livre e gratuita, organizado pela GBP, que pretende promover a partilha e o convívio entre diversas pessoas através dos jogos de tabuleiro e RPG. Para tal, tem uma equipa de voluntários disponível para ensinar qualquer jogo.

A InvictaCon 2016 recebeu cerca de 600 pessoas no seu total, número que a organização pretende ultrapassar este ano.

A InvictaCon 2017 vai decorrer na Universidade Portucalense, num novo e mais amplo espaço e num novo calendário, escolhido para permitir a presença de muitas novidades apresentadas na Feira de Essen.

As portas estarão abertas entre as 10h00 e as 02h00 de sexta-feira e sábado, e entre as 10h00 e as 20h00 de domingo.

Foto: Comunidade Portuguesa de RPG e Jogos de Tabuleiro (http://www.abreojogo.com/node/15689)

O Grupo de Boardgamers do Porto (GBP), organizador da InvictaCon, existe desde 2006 e, ao longo dos seus 11 anos, já realizou mais de 600 encontros semanais, mensais e anuais.

Ricardo Biscaia, presidente da associação organizadora, salienta que “os jogos são uma ótima oportunidade para nos divertirmos, para nos colocarmos em contextos em que interagimos com os restantes jogadores de diversas formas e para treinarmos competências nas áreas da lógica, da estratégia e da análise crítica. Competências que são necessárias para as mais diversas áreas da nossa vida”.

O programa da InvictaCon 2017 incorpora quatro torneios de participação gratuita (Catan, Ticket to Ride: Europe, Star Realms e Kingdomino), com prémios para os vencedores, e dois “play to win” (Unlock! e Vilar de Mouros), com prémios a sortear entre todos os que os jogarem durante o evento. Estão previstas também demonstrações de dois novos jogos portugueses (Vilar de Mouros e Cardslab Países), com a presença dos criadores.

Fonte: InvictaCon (Facebook)

Para os interessados em jogos RPG, estão programados dois workshops, organizados pelos “Roleplayers do Porto”, de “Criação de Personagem e Introdução às Aventuras” e de “Iniciação ao Dungeon Mastering”.

Portanto, se pretende deixar as tecnologias de lado por um bocado, siga o conselho da organização: “Desliga o Wi-Fi!!! Chegaram os jogos de tabuleiro!”

Jorge Filipe Fernandes