Mais de 300 jogos de tabuleiro presentes em evento no Porto

A 11ª edição da InvictaCon vai decorrer na Universidade Portucalense, entre os dias 10 e 12 de novembro. A participação é gratuita e a organização espera mais de 600 pessoas.

Foto: Facebook oficial do evento

O evento anual que reúne mais de 300 jogos de tabuleiro nacionais e internacionais aposta no convívio presencial como grande mote para a edição deste ano. Para a organização do evento, a diversão, a interação social e o treino de competências são as grandes vantagens destes jogos, que visam atrair pessoas ligadas a uma forte dependência tecnológica.

O programa do evento aposta em quatro torneios de participação gratuita com prémios para os vencedores e para os restantes participantes. Em perspetiva estão também duas demonstrações de dois novos jogos portugueses – Vilar de
Mouros e Cardslab Países – que contarão com a presença dos criadores. Para os amantes de RPG (Role-Playing Games), estão programados dois workshops.

O presidente do Grupo de Boardgamers do Porto, Ricardo Biscaia, afirma: “Os jogos são uma ótima oportunidade para nos divertirmos, para nos colocarmos em
contextos em que interagimos com os restantes jogadores de diversas formas e para
treinarmos competências nas áreas da lógica, da estratégia e da análise crítica…
Competências que são necessárias para as mais diversas áreas da nossa vida”.

O evento promove o lema: “Desliga o Wi-Fi!!! Chegaram os jogos de tabuleiro!” e vai contar este ano com um espaço mais alargado e com um novo calendário, de forma a enquadrar as novidades da maior feira mundial de jogos de tabuleiro, que se realizou nos dias 26 a 29 de outubro na Alemanha.

Os participantes não precisam de levar jogos e terão à sua disposição uma equipa de voluntários que estará pronta a explicar qualquer jogo.

 

Gabriel Gonçalves