De 10 a 12 de novembro o Porto recebe a InvictaCon 2017, o 11.º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG. O evento realiza-se na Universidade Portucalense e são esperados mais de 600 participantes.
“Desliga o Wi-Fi!!! Chegaram os jogos de tabuleiro!” é o lema da edição deste ano, numa tentativa de realçar a importância do convívio e exercício mental que os jogos de tabuleiro proporcionam às pessoas, de acordo com o comunicado divulgado pela organização.
Quem o diz é Ricardo Biscaia, presidente do Grupo de Boardgamers do Porto que está a organizar o evento. “Os jogos são uma ótima oportunidade para nos divertirmos, para nos colocarmos em contextos em que interagimos com os restantes jogadores de diversas formas e para treinarmos competências nas áreas da lógica, da estratégia e da análise crítica… Competências que são necessárias para as mais diversas áreas da nossa vida”, afirma Ricardo Biscaia.
Diversão, interação social e treino de competências são garantidas nos mais de 300 jogos disponíveis na InvictaCon do próximo fim-de-semana.
O programa do evento inclui quatro torneios de participação gratuita (Catan, Ticket to Ride: Europe, Star Realms e Kingdomino), com prémios para os vencedores, e dois “play to win” (Unlock! e Vilar de Mouros), com prémios a sortear entre todos os que jogarem estes jogos durante o evento.
Estão previstas também demonstrações de dois novos jogos portugueses (Vilar de
Mouros e Cardslab Países), com a presença dos criadores.
Para os interessados em jogos de personagem (RPG – Role-Playing Games), estão
programados dois workshops, organizados pelos “Roleplayers do Porto”, de “Criação de
Personagem e Introdução às Aventuras”, e de “Iniciação ao Dungeon Mastering”.
Em 2016 o evento de jogos de tabuleiro recebeu cerca de 600 participantes, número que a organização espera ultrapassar este ano.
O torneio é de inscrição grátis e para quem quiser participar, basta aparecer. Contudo, pode increver-se para uma melhor organização do evento.
O encontro vai decorrer na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Rua António
Bernardino de Almeida, 541 – Porto), junto à estação de metro do IPO.
As portas estarão abertas entre as 10h00 e as 02h00 na sexta-feira e no sábado, e entre
as 10h00 e as 20h00 no domingo.
Maria João Duarte