InvictaCom 2017: Os jogos de tabuleiro estão de volta ao Porto

De 10 a 12 de novembro a Universidade Portucalense, no Porto, recebe a 11º edição do  Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e Role-Playing Games (RPG).

O InvictaCon é um evento anual que pretende divulgar os jogos de tabuleiro modernos junto do público em geral, não sendo preciso saber jogar para participar. O lema da edição deste ano é “Desliga o Wi-Fi!!! Chegaram os jogos de tabuleiro!” e pretende evidenciar as vantagens do convívio presencial que os jogos de tabuleiro proporcionam, em tempos de excessiva dependência das tecnologias digitais.

O programa inclui quatro torneios de participação gratuita (Catan, Ticket to Ride: Europe, Star Realms e Kingdomino), com prémios para os vencedores, e dois “play to win” (Unlock! e Vilar de Mouros), com prémios a sortear entre todos os que jogarem estes jogos durante o evento.

Para os interessados em jogos de personagem – RPG – estão programados dois workshops, organizados pelos “Roleplayers do Porto”, de “Criação de Personagem e Introdução às Aventuras”, e de “Iniciação ao Dungeon Mastering”.

Segundo o Presidente do Grupo de Boardgamers do Porto, a associação organizadora do evento, Ricardo Biscaia, os jogos são um ótima oportunidade para treinar competências nas áreas da lógica, estratégia e análise crítica, fundamentais para as mais diversas áreas da vida.

Os jogos que vão estar disponíveis e os que os organizadores ou participantes ainda estão a tentar encontrar estão listados na Ludoteca.

É um evento sem fins lucrativos, de participação livre e gratuita. No ano passado, participaram 600 pessoas, número que a organização quer bater este ano. As portas abrem às 10h00 e fecham às 02h00 na sexta-feira e no sábado, e no domingo abrem às 10h00 e fecham às 20h00.

 

Carolina Bravo