Eleições Presidenciais 2018 no Brasil: Os favoritos Candidatos

Falta aproximadamente um ano para as convenções partidárias, que vão lançar os próximos candidatos à Presidência da República no Brasil. São dois os atuais favoritos, Lúis Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. A primeira volta das eleições realiza-se a 7 de Outubro.

Nascido em Caetés, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 71 anos,  permite ao PT sonhar com o retorno à presidência.  A última pesquisa Datafolha, de 26 de julho, mostrou que o petista mantém a liderança em relação aos principais adversários, com 30% das intenções de voto na primeira volta. Bolsonaro, segundo colocado, sonha 16%.

O petista, foi sentenciado pelo juiz federal, Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão, no âmbito da Operação Lava Jato e a sua candidatura depende, da decisão que for tomada pelo Tribunal Regional Federal da 4ºRegião (TRF4)  sobre a sua condenação em primeira instância.

Se o Tribunal Regional Federal da 4ºRegião (TRF4) autenticar a decisão de Moro antes de 15 de Agosto, prazo final para o registo de candidaturas, o ex-presidente é inserido na Lei da Ficha Limpa e ficará indecifrável. Caso a decisão seja proferida após a data limite, Lula ficará com a candidatura pendente de uma decisão judicial.

Outra pré-candidatura é a de Jair Messias Bolsonaro, de 62 anos, anunciada pelo PSC em Março de 2016 e é um dos principais rivais de Lula, na corrida pelo poder, juntamente com Marina Silva do RedeA candidata de 59 anos, que ficou em terceiro nas eleições de 2010 e 2014. Na última pesquisa Datafolha, ela somou 15% das intenções de voto e empatou tecnicamente com Bolsonaro na segunda colocação.

Efetivamente, o Bolsonaro afirma ainda, conseguir vencer a eleição sem ter tempo de televisão nem fundo partidário.

Os dois atuais favoritos continuam na tua pelo poder.

Mariana Azevedo