Revista de Imprensa: 19 de dez – O FCP e OE dominam as capas de revistas

A vitória do Futebol Clube do Porto (FCP) contra o Marítimo, as declarações do Presidente da República sobre questões do OE e as subidas das tarifas sobre a eletricidade são alguns dos títulos destacados nas capas de jornais de hoje.  

Esta quinta feira, o Diário de Notícias esteve presente na inauguração das novas instalações dos Global Media, um grupo proprietário de Marcelo Rebelo de Sousa e não quis perder a oportunidade de entrevistar o Presidente sobre o OE. Marcelo defende que é “pobre” centrar o acordo na discussão do salário mínimo. Ainda sobre o assunto, é destacada a recomendação da OIT. A capa do DN ainda se debruça sobre o facto da Ministra, Constança Urbano de Sousa, só ter tido conhecimento sobre a fuga de um argilino ilegal a partir do jornal em questão.

O Correio da Manhã dá ênfase a assuntos mais relacionados com a sociedade. O aumento das tarifas em janeiro sobre a eletricidade, a cerimónia de aniversário sobre a Tragédia no Meco e a vitória do Porto contra o Marítimo (2-1) são os títulos principais da capa. Ainda sobre o ramo desportivo, o CM informa acerca da perda de Sporting. “O dinheiro da Champions não chega para pagar 15,6 milhões à Doyen.” Sónia Neves e a filha do Mourinho ainda são assuntos da página de apresentação do jornal.

O Jornal de Notícias sublinha o reforço policial em Lisboa e no Porto na época natalícia. A manchete do matutino aponta para a vitória do Porto contra o Marítimo. Com este jogo, os “azuis e brancos ficam a um ponto da liderança e pressionam o Benfica.  O Sporting também teve relevância nesta capa mas por motivos negativos. Bruno de Carvalho será obrigado a pagar 15, 6 milhões a Doyen. Sobre o Sporting Clube de Braga, José Peseiro será o novo treinador da equipa.

Quanto ao Público, apresenta uma entrevista a Marcelo Rebelo de Sousa na inauguração do Global Media. O jornal sublinha ainda a entrada a meio de Paulo Macedo – Ex-Ministro da Saúde – na CGD, uma entrevista a Paulo Neves, Presidente da Portugal Telecom, que afirma que não está a negociar com a TVI.

O Jornal I apresenta como destaque a entrevista a Manuel Luís Capelas, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. Ainda, evidencia o avanço de Passos Coelho sobre Lisboa que é apoiado por mais de mil militantes.

O Observador dedica a página de apresentação ao desafio proposto ao Passos Coelho à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa. A suspensão da evacuação de Alepo e o alerta máximo de poluição em Pequim são os temas internacionais retratados neste matutino.

No Diário Digital as notícias em evidência são “Santos Silva: Portugal e Iraque “de boa fé” sobre alegadas agressões por filhos do embaixador e ainda “CDS-PP e PCP questionam Ministro da Cultura sobre o encerramento da “Cornucópia”.

Paula Varela, Turma 4