Jornalismo móvel em discussão na Covilhã

O III Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis discute oportunidades da evolução tecnológica na Universidade da Beira interior. O debate ocorre de 21 a 23 de Novembro.

Numa altura em que o jornalismo atravessa um dos períodos mais turbulentos da sua história, é importante estudar as mudanças que se fazem sentir. Os diferentes formatos jornalísticos, a produção de conteúdos, a distribuição e modelos de negócio são os assuntos em destaque. A discussão abre com Ramón Salaverría, da Universidad de Navarra, e conta ainda com a presença de Alexandre Brito (Subdiretor de Informação da RTP), Diogo Queiroz Andrade (Jornal Público), Miguel Martins (Universidade Autónoma de Lisboa), Rui da Rocha Ferreira (Future Behind) e Eduardo Campos Pellanda (Famecos-PUCRS).

Para o dia 21 de Novembro, estão programados os workshops Produção de Conteúdos para Tablets (Rita Paulino), Criação e Aprendizagem da Plataforma App Inventor (MIT) para Jornalismo (Eduardo Pellanda) e Vídeo para Dispositivos Móveis, por Pedro Monteiro e Iryna Shev (Expresso). As inscrições nos workshops devem ser pagas no secretariado do DCA até ao dia 17 de novembro. O custo varia entre 5 e 20 euros, com várias opções de horário.

Para assistir gratuitamente ao Congresso, deve aceder ao site do evento e preencher o formulário de inscrição obrigatório. A participação com apresentação de paper tem um custo de 50 euros.

A 24 e 25 de Novembro, segue-se o V Congresso Internacional de Ciberjornalismo, na Universidade do Porto.

Jorge Loures