Jornalismo móvel em debate na Covilhã

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai receber o 3º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis (JDM’16), nos dias 22 e 23 de novembro. O evento tem como objetivo o debate e reflexão do jornalismo móvel.

Os temas sob os quais oradores nacionais e internacionais vão refletir e discutir são quatro: formas de distribuição de conteúdos para dispositivos móveis; modelos de negócio para o jornalismo móvel; novas linguagens e novos formatos jornalísticos e, os dispositivos móveis como ferramentas de produção.

A conferência de abertura é da responsabilidade de Ramón Salaverría, professor Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha) e autor de diversas publicações.

O JDM’16 contará também com uma mesa de jornalistas, da qual farão parte Alexandre Brito, subdiretor de Informação da RTP, Diogo Queiroz Andrade, diretor adjunto do jornal Público, Miguel Martins, jornalista experiente, Pedro Monteiro (Expresso) e Rui da Rocha Ferreira, diretor-editorial do Future Behind.

O preço do ingresso no evento, que se realiza de dois em dois anos, é de 50 euros com apresentação de paper e grátis sem apresentação do mesmo, mas com inscrição obrigatória.

No congresso serão dinamizados, ainda, 3 workshops: “Produção de conteúdos para Tablets”, por Rita Paulino (Universidade Federal de Santa Catarina); “Criação e Aprendizagem da plataforma App Inventor (MIT) para jornalismo”, por Eduardo Pellanda (PUC do Rio Grande do Sul);  e, “Vídeo para Dispositivos Móveis”, por Pedro Monteiro e Iryna Shev (Expresso).  Os preços variam entre os 5 e os 20 euros. As incrições são limitadas e devem ser efetuadas no fim do site do evento. o pagamento deve ser feito até ao dia 17 de novembro.

Nos dias seguintes, 24 e 25 de novembro, o Porto recebe o V Congresso Internacional de
Ciberjornalismo (#5COBCIBER) cujo debate central é em torno do tema “Ciberjornalistas 3.0”.
Bruna Sousa | T4