Nos dias 22 e 23 de Novembro de 2016, a Universidade da Beira Interior recebe o 3º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis. O evento visa abordar formas de distribuição de conteúdos e modelos de negócios para o jornalismo móvel.
A história do jornalismo está fortemente ligada aos avanços tecnológicos, mas “a rápida evolução tecnológica e uma crise mundial, colocaram em causa alguns princípios basilares em que assentava o jornalismo e as empresas não foram capazes de responder rapidamente aos novos desafios.” A 3º edição do JDM procura propostas que façam evoluir o jornalismo móvel.
O programa conta com conferências de Ramón Salaverría, diretor do Center for Internet Studies and Digital Life e que tem integrado, nos últimos anos, o ranking El Mundo de “Los 500 españoles más influyentes” na categoria de Internet e de Eduardo Campos Pellanda, professor de graduação e pós-graduação da Famecos-PUCRS e coordenador do laboratório Ubilab.
A professora de Pós-graduação em Jornalismo e de WebDesign da Universidade Federal de Santa Catarina, Rita Paulino, é a responsável pelos três workshops cujos temas passam por “Produção de conteúdos para Tablets”; “Criação e Aprendizagem da plataforma App Inventor (MIT) para jornalismo” e “Video para Dispositivos Móveis”.
Na mesma semana ocorre, também, o V Congresso Internacional de Ciberjornalismo com o tema “Ciberjornalistas 3.0”.
Por Bárbara Gonçalves