Jornalismo móvel: o que esperar do Congresso na Covilhã

Os modelos de negócio e os novos formatos jornalísticos são temas em debate no 3º Congresso de Jornalismo para dispositivos móveis (JDM), a decorrer em 22 e 23 de Novembro na Universidade da Beira Interior. Dos oradores convidados, destacam-se Ramón Salaverría e Eduardo Campos Pellanda em destaque

Professor na Universidade de Navarra e diretor do Center  for Internet Studies and Digital Life, Ramón Salaverría abre o Congresso em conjunto com Paulo Serra, presidente da Faculdade de Artes e Letras.  Eduardo Campos Pellanda encerra o último dia.

“No novo século, o jornalismo tinha tudo para atravessar um dos melhores períodos da sua história, porém não é essa a situação atual.” Questiona-se se a evolução tecnológica é um possível inimigo. “A resposta pode estar na investigação científica e por isso nesta 3ª edição do JDM procuram-se propostas que abram novas perspetivas ao jornalismo num dos campos mais promissores: o do jornalismo móvel.”

Segundo a organização, os principais temas deste congresso estão relacionados com a distribuição de conteúdos para dispositivos móveis, com o modelo de negócio nesta área, com novos formatos e linguagens jornalísticas e ainda a visão destes dispositivos como ferramentas de produção.

O Congresso conta ainda com a participação de alguns jornalistas portugueses, entre os quais Alexandre Brito, Diogo Queiroz Andrade, Miguel Martins, Rui da Rocha Ferreira e Pedro Monteiro.

Para além das palestras e em paralelo com o programa, vão ser organizados workshops entre Segunda feira, dia 21 e Quarta feira, dia 23. As atividades vão ser dinamizadas por Rita Paulino, Eduardo Pellanda, Pedro Monteiro e Iryna Shev.  As inscrições são limitadas e até ao dia 17 de Novembro pode efetuar-se o pagamento. Os horários já se encontram disponíveis no site do Congresso.

As inscrições para o 3º Congresso continuam abertas. Com apresentação de paper, o valor a pagar é de 50 euros. Sem apresentação de paper, a inscrição é obrigatória mas grátis.

Na mesma semana vai decorrer o V Congresso Internacional de Ciberjornalismo, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O #5COBCIBER recebeu também algumas propostas de temas e trabalhos que vão ser apresentados durante os dois dias. As inscrições estão abertas até ao dia 18 de Novembro.

Maria João Silva