Entre 22 e 23 de Novembro, os desafios e potencialidades do jornalismo móvel estarão em debate no 3º Congresso internacional de Jornalismo para Dispositivos Móveis (JDM’16) na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.
Segundo a organização, neste congresso investigadores, jornalistas, periódicos e diretores de vários media irão confrontar-se com novas perspetivas sobre o promissor campo do jornalismo móvel. O constante desenvolvimento e fácil acessibilidade da Internet e dispositivos móveis estão a mudar a forma de fazer, divulgar e consumir informação pelo que se torna necessário debater sobre como tornar esta evolução tecnológica num dos principais aliados do jornalismo.
Esta edição do JDM conta com várias conferências, apresentação de comunicações científicas, uma mesa de jornalistas e três workshops para desenvolvimento competências práticas. Haverá ainda lugar para sessões temáticas que abordam modelos de negócio, linguagem, distribuição e ferramentas a usar no jornalismo móvel.
O conferencista de abertura será Ramón Salaverría (Universidade de Navarra) e Eduardo Campos Pellanda (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil) encarregar-se-á da de encerramento.
A participação como assistente é gratuita mediante inscrição no site do evento, organizado pela UBI.
Nos seguintes dias 24 e 25 de Novembro, o debate sobre as novas áreas do jornalismo continuará no V Congresso Internacional de Ciberjornalismo, a realizar-se no Porto.
Joana Freitas