Tudo a postos para o V Congresso de Ciberjornalismo

O  V Congresso Internacional de Ciberjornalismo (#5COBCIBER) realiza-se nos dias 24 e 25 de novembro de 2016 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Um painel de profissionais do ciberjornalismo vai debater o tema  “Ciberjornalistas 3.0”. Vão ainda ser anunciados e entregues os Prémios de Ciberjornalismo 2016.

O programa já se encontra disponível. O debate destina-se não só a académicos, mas também aqueles que trabalham diariamente para os cibermedia.

Está confirmada a presença de várias figuras nacionais e internacionais proeminentes na área do ciberjornalismo.

A nível nacional contam-se Ana Isabel Reis (FLUP),  Ana Pinto Martinho (Observatório Europeu de Jornalismo / ISCTE), Catarina Santos (Rádio Renascença), Daniel Catalão (RTP), Fernando Zamith (FLUP), Helder Bastos (FLUP) e João Pedro Pereira (Público).

A nível internacional destacam-se María Bella Palomo Torres (Universidade de Málaga), Mark Deuze (Universidade de Amesterdão), Milán Berzosa (Universidade Francisco de Vitoria) e Suzana Barbosa (Universidade Federal da Bahia).

O Congresso Internacional de Ciberjornalismo é organizado pelo Observatório de Ciberjornalismo, que de dois em dois anos procura reunir não só académicos, como também profissionais. Este ano foram recebidas 67 propostas de comunicação, provenientes sobretudo de Portugal, Brasil e Espanha.

O evento é uma oportunidade rara de ir da teoria à prática e vice-versa, por intermédio da investigação, partilha de experiências e práticas, da reflexão e do diálogo sobre o ciberjornalismo.

 

André Garcia