Porto recebe o V Congresso Internacional de Ciberjornalismo

A quinta edição do Congresso Internacional de Ciberjornalismo (#5COBCIBER) será realizada dias 24 e 25 de Novembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O Observatório de Ciberjornalismo é o responsável pelo congresso, organizado a cada dois anos. O tema escolhido para a edição de 2016 é “Ciberjornalistas 3.0”

O #5COBCIBER recebeu um total de 67 propostas de comunicação de diversos países, sobretudo de Portugal, Brasil e Espanha. As propostas foram analisadas e seleccionadas pela comissão científica do congresso.

Algumas participações já estão confirmadas e foram divulgadas pela organização, como o professor Mark Deuze, que será o responsável pela conferência de abertura. Deuze é professor de Media Studies, com especialidade em Jornalismo, na Universidade de Amsterdão (Holanda). Já foram publicados sete livros de sua autoria, além de mais de 50 artigos em revistas científica com revisão por pares.

Outra presença confirmada é de Suzana Barbosa, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA – Brasil). Sua investigação é voltada para jornalismo em redes digitais, jornalismo em base de dados, jornalismo móvel, convergência de meios e convergência jornalística.

María Bella Palomo Torres, professora de Jornalismo da Universidade de Málaga (Espanha), também irá contribuir com a troca de experiências. É autora do livro “El periodista online: de la revolución a la evolución” (2004) e conta com vários artigos publicados sobre ciberjornalismo. As suas pesquisas têm como principais temas as novas rotinas jornalísticas, o jornalismo participativo e o design editorial.

O congresso é uma oportunidade de reflexão e partilha de conhecimento entre estudantes, profissionais académicos e profissionais do ciberjornalismo. Para os interessados, a inscrição pode ser feita através do link (seleccionar V Congresso Internacional de Ciberjornalismo). Até o dia 30 de Setembro, o valor da inscrição são 10 euros para estudantes e 20 euros para outros participantes; a segunda fase de inscrições termina dia 18 de Novembro e são 20 euros para estudantes e 60 euros para os demais.

Laiza Castanhari