“Ciberjornalistas 3.0”: debate no Porto já tem programa

Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) recebe a 24 e 25 de novembro V Congresso Internacional de Ciberjornalismo (#5COBCIBER) . “Ciberjornalistas 3.0” é o tema escolhido e programa já é conhecido.

Programa

O  V Congresso Internacional de Ciberjornalismo (#5COBCIBER) reúne diversos profissionais da comunicação para debater práticas e desafios do setor. O programa conta com a intervenção de  alguns dos maiores nomes do ciberjornalismo internacional e nacional.

Mark Deuze, professor de Media Studies (Universidade de Amesterdão, Holanda), é o responsável pela conferência de abertura. Ana Pinto Martinho (Observatório Europeu de Jornalismo / ISCTE), Catarina Santos (Rádio Renascença), Daniel Catalão (RTP) e João Pedro Pereira (Público) são nomes confirmados para o debate “Ciberjornalistas 3.0”.

María Bella Palomo Torres (Universidade de Málaga, Espanha) é um dos destaques no segundo dia com a conferência “El impacto de Whatsapp en las redacciones” , assim como Millan Berzosa  (Universidade Francisco de Vitoria, Espanha) com  “Jornalismo e a importância da inovação para a mídia”.

Foram também recebidas 67 propostas de comunicação sobretudo de Portugal, Brasil e Espanha, submetidas a avaliação por parte da Comissão Científica.

O congresso serve igualmente de ocasião para o anúncio e entrega dos Prémios de Ciberjornalismo 2016 (dia 24 novembro às 18h).

Inscrições

As inscrições já estão abertas. A primeira fase , com preços mais baixos, termina hoje (30 de setembro) e a segunda prolonga-se até 18 de novembro.

Congresso Internacional de Ciberjornalismo

O evento, organizado pelo Observatório de Ciberjornalismo, em parceria com a FLUP e Centro de estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação realiza-se de dois em dois anos. Procura reunir académicos e  profissionais, promovendo um espaço onde é possível aliar teoria e prática através da investigação, partilha de experiências e práticas, da reflexão e do diálogo.

“Jornalismo 3G” (2008), “Modelos de negócio para o jornalismo na Internet” e “Redes sociais e ciberjornalismo” (2010), “A convergência”(2012) e “Qualidade e credibilidade no ciberjornalismo” (2014) foram os temas abordados nas últimas edições.

Na mesma semana decorre, na Covilhã, o 3º Congresso de Jornalismo e Dispositivos Móveis (JDM).

(Notícia atualizada a 21-10-216)

Micaela Dias