Ciberjornalismo: Congresso Internacional #5COBCIBER no Porto

A Faculdade de Letras das Universidade do Porto (FLUP) recebe o V Congresso Internacional de Ciberjornalismo (#5COBCIBER), nos dias 24 e 25 de Novembro. As práticas e desafios da área serão abordados no tema “Ciberjornalistas 3.0″.

O #5COBCIBER decorre em Novembro na FLUP. É a quinta vez que o Porto recebe este congresso bienal promovido pelo Observatório do Ciberjornalismo.

Presidida por Helder Bastos (Universidade do Porto), a Comissão Científica do congresso analisou 67 propostas de comunicação vindas, sobretudo, de Portugal, Brasil e Espanha.

Para já, está confirmada no programa a presença de nomes internacionais relevantes para o jornalismo nos novos média como Millán Berzona (representante de Google News Lab em Espanha e Portugal), María Bella Palomo Torres (professora de jornalismo na Universidade de Málaga, Espanha) e Suzana Barbosa (autora doutorada em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, Brasil). A abertura do #5COBCIBER está a cargo de Mark Deuze, professor na Universidade de Amsterdão, Holanda.

Do lado nacional, Ana Pinto Martinho (Observatório Europeu de Jornalismo / ISCTE), Catarina Santos (Rádio Renascença), Daniel Catalão (RTP) e João Pedro Pereira (Público) protagonizam, no dia 24, o debate “Ciberjornalistas 3.0”.

Haverá tempo ainda, no primeiro dia, para o anúncio e entrega dos Prémios de Ciberjornalismo 2016.

A primeira fase de inscrições para assistir ao congresso acaba hoje e têm um custo de 10€ para estudantes e 40 para outros participantes. Uma segunda fase de inscrições dura até 18 de novembro, com um custo de 20€ para estudantes e 60 para outros interessados.

Na mesma semana, a Covilhã recebe o 3º Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis.

(Atualização a 21 de outubro de 2016)

Hugo Moreira