Universidade do Porto recebe o quinto congresso internacional de ciberjornalismo

O congresso internacional de ciberjornalismo está de volta à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, para a sua quinta edição. O evento tem lugar no Salão Nobre da FLUP, nos dias 24 e 25 de novembro do presente ano. O tema desta edição é: “Ciberjornalistas 3.0”.

O #5COBCIBER é uma iniciativa do Observatório do Ciberjornalismo e congrega alguns dos maiores nomes do ciberjornalismo internacional e nacional. Estão confirmados nomes como Mark Deuze, que participa na cerimónia de abertura, Suzana Barbosa, María Bella Palomo e Millán Berzosa.

A organização do evento convidou os investigadores interessados a remeter propostas de comunicações a apresentar no Congresso e contou com 67 participações, provenientes sobretudo de Portugal, Brasil e Espanha. As propostas foram avaliadas por parte da Comissão Científica.

O programa do V Congresso Internacional de Ciberjornalismo conta também com um painel de profissionais do setor. Esta é uma componente habitual dos congressos organizados pelo Observatório de Ciberjornalismo, que procura reunir não só académicos, como também profissionais. Estão confirmados Ana Pinto Martinho (Observatório Europeu de Jornalismo / ISCTE), Catarina Santos (Rádio Renascença), Daniel Catalão (RTP) e João Pedro Pereira (Público).

O debate em torno do tema “Ciberjornalistas 3.0” tem lugar nos dias 24 e 25 de novembro e decorre após o congresso de jornalismo para dispositivos móveis, que tem lugar na Covilhã, nos dias 22 e 23.

(Notícia atualizada em 18/10/2016)

João Gonçalo Silva