Programa do V Congresso Internacional de Ciberjornalismo divulgado

O V Congresso Internacional de Ciberjornalismo (#5COBCIBER) vai contar com a presença do representante da Google News Lab na Península Ibérica. Esta edição debate o tema “Ciberjornalistas 3.0”. No futuro, os robôs vão ocupar o seu lugar?

Em questão estão as práticas e os desafios dos ciberjornalistas do amanhã. “A utilização de robôs na produção de notícias, a replicação, a picagem entre meios concorrentes e os automatismos” são alguns dos tópicos em pauta.

De acordo com o site oficial, a conferência de abertura conta com Mark Deuze, Professor de Media Studies (Universidade de Amesterdão, Holanda), pelas 10 horas, do dia 24 de novembro (quinta-feira). Por sua vez, o V Congresso Internacional de Ciberjornalismo encerra no dia 25 de novembro (sexta-feira), cerca das 17h30, com o orador Millán Berzosa, Professor de Ciberjornalismo (Universidade Francisco Vitória de Madrid, Espanha) e representante da Google News Lab para Espanha e Portugal.

O #5COBCIBER vai ser conduzidos por profissionais do cibermeio. As últimas confirmações apontam os nomes de Ana Pinto Marinho (Observatório Europeu de Jornalismo / ISCTE), Catarina Santos (Rádio Renascença), Daniel Catalão (RTP) e João Pedro Pereira (Público).

Outros nomes em destaque pertencem a Helder Bastos, Suzana Barbosa, María Bella Palomo Torres e Fernando Zamith. No entanto, o programa ainda não está completo.

O V Congresso Internacional de Ciberjornalismo conta com a participação de todos os interessados, pelo que, a primeira fase de inscrições termina na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro.

Nos dias 24 e 25 de novembro, o Salão Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) recebe as conferências e debate desta edição. A FLUP acolhe uma vez mais o Congresso Internacional de Jornalistas que se realiza, este ano, pela quinta vez.O evento acontece de dois em dois anos, já desde 2008, e pode ser seguido nas redes sociais, através da hashtag #5COBCIBER.

Érica Teixeira