Ciberjornalismo: FLUP recebe V Congresso Internacional

A quinta edição do Congresso Internacional de Ciberjornalismo (#5COBCIBER) já está a postos e irá decorrer na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), nos dias 24 e 25 de novembro de 2016.

A iniciativa partiu do Observatório do Ciberjornalismo, que propôs o debate do tema “Ciberjornalistas 3.0”. O objetivo é levar este tópico até àqueles que trabalham diariamente no cibermeio.  Académicos e profissionais são incentivados a refletir, partilhar experiências e investigar, numa mistura entre a prática e a teoria.

O painel de convidados nacionais já está confirmado e conta com a presença de Ana Pinto Martinho (Observatório Europeu de Jornalismo/ ISCTE), Catarina Santos (Rádio Renascença), Daniel Catalão (RTP) e João Pedro Pereira (Público).

O responsável pela conferência de abertura, assinalada no programa do evento, será Mark Deuze, professor de Media Studies e especialista em Jornalismo.

Outros nomes internacionais foram também anunciados, como Suzana Barbosa, mestrada e doutorada em Comunicação e Cultura Contemporâneas; María Bella Palomo Torres, pós-graduada em Jornalismo Digital e Millán Berzosa, professor de ciberjornalismo e representante de Google News Lab.

A primeira fase de inscrições no V Congresso Internacional de Ciberjornalismo estará aberta até 30 de setembro, com preços que variam entre os 10 euros (para estudantes) e 40 euros (para outros participantes). A segunda fase termina a 18 de novembro e implica um aumento do valor a pagar na inscrição.

O evento convidou ainda investigadores a remeter propostas de comunicações sobre Ciberjornalismo, avaliadas pelos membros da Comissão Científica do Congresso. O resultado foi comunicado no dia 15 de setembro do presente ano.

Eventos que procuram refletir sobre a forma como o jornalismo se deve adaptar ao cibermeio têm sido cada vez mais promovidos por faculdades ao longo do país. Nos dias 22 e 23 de novembro, a Universidade da Beira Interior vai receber o 3º Congresso Internacional de Jornalismo para Dispositivos Móveis. Do evento irão constar conferências e workshops.