III Jornadas ObCiber: O futuro do Ciberjornalismo

João Canavilhas na Conferência sobre o futuro do Ciberjornalismo

Para celebrar os 20 anos do Ciberjornalismo em Portugal, realizaram-se as jornadas do ObCiber no pólo de Ciências da Comunicação, dia 4 de dezembro, no Porto. João Canavilhas, perspetivou o avanço do jornalismo online até 2015.

“O jornalismo em 2025: o que mudou na última década” foi a segunda palestra das jornadas ObCiberToda a conferência assentou em três ideias-base para o público “viajar” com maior facilidade no tempo: passado, presente e futuro.

Desse modo, João Canavilhas, professor da UBI referiu que, há algumas décadas atrás, a rádio e, mais tarde a televisão “eram como uma lareira” em que toda a família se juntava para ouvir/assistir aos programas. Hoje, já é normal ver-se televisão através de um dispositivo móvel, tal como as notícias são lidas na grande maioria através de redes sociais.

Segundo o professor, desde 2014, os dispositivos móveis passaram a ser o meio mais utilizado pelas pessoas para acederem à Internet. Em contrapartida, foi referido o aumento dos dispositivos móveis e crê-se que em 2025 os smartphones passem a estar incorporados nas pessoas, mesmo fisicamente.

João Canavilhas sublinhou, ainda, que “uma das marcas do jornalismo foi sempre a periodicidade, mas agora a realidade passa por “esperar que a informação lhe chegue à mão” (do consumidor). O leitor está cada vez mais à espera do imediato e das notícias de última hora, em detrimento das notícias à hora certa. “Se acontecer alguma coisa interessante, o vosso telemóvel vai tocar.”

Segundo a previsão para 2025, será possível o smartphone saber de que forma deve dar a notícia ao recetor, em áudio, vídeo ou texto. “Se for por exemplo a conduzir é óbvio que não posso ver um vídeo ou ler um texto.” Através do GPS é possível localizar o visualizador ou ouvinte e saber qual é o melhor método para dar a conhecer a notícia.

Estas foram apenas algumas tendências e previsões enunciadas por João Canavilhas para o futuro da tecnologia que tem evoluído à velocidade da luz.

Por Mariana Calisto