III Jornadas ObCiber: “Os primeiros vinte anos” do ciberjornalismo em Portugal

Na passada sexta feira, decorreram as III Jornadas ObCiber no pólo de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (U.P.). Hélder Bastos apresentou o livro “Origens e evolução do ciberjornalismo em Portugal: Os primeiros vinte anos (1995-2015)”.

III Jornadas ObCiber DR

III Jornadas ObCiber
DR

A apresentação foi introduzida por Fernando Zamith que começou por declarar Hélder Bastos “pioneiro do ciberjornalismo em Portugal”. O membro da direção do centro CETAC.media disse que o livro apresenta um “olhar rigoroso e crítico” sobre a forma como o ciberjornalismo tem evoluído no contexto nacional.

O livro “Origens e evolução do ciberjornalismo em Portugal: Os primeiros vinte anos (1995-2015)”  descreve três fases da evolução do ciberjornalismo em Portugal, diz Fernando Zamith. A mais recente publicação de Hélder Bastos conta com uma cronologia de António Granado, professor na Universidade Nova de Lisboa.

O atual diretor da Licenciatura de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da UP, Hélder Bastos, declarou que a obra é um “work in progress”. Ficou a promessa que daqui a cinco anos vai sair um livro novo. A sessão integrada nas III Jornadas ObCiber terminou com os agradecimentos do autor.

Diana Barros