III Jornadas ObCiber: 20 anos de ciberjornalismo em Portugal

No dia 4 de Dezembro sucederam-se as III Jornadas ObCiber no pólo de Ciências da Comunicação da UP. O projeto ObCiber (Observatório do Ciberjornalismo) abriu o seu site em 2008 e consiste num núcleo de observação que tem como objetivo observar e analisar ciberjornais.

Este encontro, que assinala 20 anos de ciberjornalismo em Portugal, teve como tema principal o jornalismo online e, para isso, sucederam-se palestras e conferências sobre o tema. Acabaram, como se costuma dizer, em grande com a entrega de Prémios de Ciberjornalismo de 2015.

Dentro de todas as conferências, a terceira e última teve como tema “Do ObCiber à RIIC: Investigar em Rede”. Foi apresentada pelo professor Fernando Zamith e foi uma palestra agradável e pertinente. Ficamos a conhecer qual o projeto inicial do ObCiber e do RIIC, quais as suas propostas e os diferentes projetos existentes.

Não sabem o que é o RIIC? Pois, também não sabia, mas esta palestra deu-me a conhecer este projeto. Consiste numa Rede de Investigação em Ciberjornais e o seu projeto abrange uma rede de universidades, centrado em grupos de investigação e/ou congressos. Inicialmente era de âmbito ibero-americano mas entretanto alargou-se a mais continentes. 2016 é o ano de arranque dos congressos deste projeto.

Para nós, alunos de Ciências da Comunicação e futuros jornalistas, assessores e “multimédicos” (esperamos nós!), estas palestras não podiam ter sido mais pertinentes. Deram-nos a conhecer projetos desenvolvidos no mundo do jornalismo online e, para além disso, tivemos o prazer de ouvir convidados de outras universidades e outros projetos sobre este assunto.

Estas palestras serviram, de alguma forma, para sabermos mais sobre o jornalismo online, para “abrirmos os olhos” para este mundo do jornalismo e despertar interesse em nós.

Mariana Soares, turma 1