Portugal recebeu ontem três novas estrelas Michelin. O restaurante Pedro Lemos foi um dos contemplados, tendo recebido a sua primeira estrela. O estabelecimento, que recebeu o nome do seu chef, situa-se no Porto, na Foz Velha.
O cozinheiro portuense abandonou o antigo espaço localizado no Passeio dos Clérigos e reabriu um novo em abril deste ano, com um conceito gastronómico diferente e um horário alargado. Além dos “produtos frescos e de melhor qualidade”, que variam consoante as estações, o espaço de Pedro Lemos constitui um local “adequado para uma reunião de trabalho ou para uma pausa da agitação do dia-a-dia”.
À hora de almoço. o restaurante oferece o menu de degustação de três e cinco pratos, cujos preços rondam os 20 e os 30 euros, respetivamente. Ao jantar, acrescenta-se a oferta de pratos tradicionais portugueses. Os preços variam agora entre os 50, 65 e 80 euros mediante a escolha do número de pratos, três, cinco, ou sete. Os valores referidos não incluem bebidas, mas as refeições poderão ser acompanhadas por vinhos selecionados.
A reabertura na Foz foi uma consequência da vontade do chef “fazer coisas que sempre quis fazer”. Nas palavras do próprio “estava na altura de cozinhar de novo”. Além da página do facebook – https://pt-pt.facebook.com/pages/Restaurante-Pedro-Lemos/401135057081 – o restaurante terá disponível em breve o site oficial – http://www.pedrolemos.net.
Passados três anos de o chef Pedro Lemos ter demonstrado a ambição de receber uma estrela Michelin, o sonho torna-se real.
Ana Catarina Teixeira – Turma 3
Rita Salcedas – Turma 1