José Avillez: o primeiro chef português a conseguir duas estrelas Michelin

José Avillez foi o primeiro chef português a conquistar duas estrelas no Guia Michelin 2015, anunciado esta quinta-feira.

Estabelecido em 1958 no Chiado, Belcanto foi reaberto em 2012 após uma renovação pela mão do chef Avillez, que lhe garantiu uma estrela Michelin um ano depois. Identificado como um espaço de cozinha portuguesa reinventada, o Belcanto pretende refletir Lisboa num ambiente sofisticado.

“Qualidade e a consistência dia-a-dia” é a filosofia que Avillez adota, acrescentando, ainda: “Estou muito feliz por mim, pela minha equipa, pela cidade e pelo país. Estamos a fazer história. O trabalho é duro, mas compensa.”

O chef promete manter a qualidade do espaço, sem interferir com o preço, mesmo com o possível aumento de clientes.

Mas o crescimento do restaurante foi notório. Em três anos, a equipa do Belcanto aumentou significativamente, passando de 12 a 160 pessoas.

“Temos muitos projetos, fizemos muitas coisas nestes últimos três anos e não deixámos de evoluir no Belcanto. Temos uma grande equipa, com uma grande paixão pelo que fazemos e com muito trabalho e com a visão de que se fizermos mais e melhor somos recompensados pelos clientes”, acrescenta ainda.

Leonor Tudela/Rita Neves