Vitória de António Costa domina as capas dos jornais

O resultado das eleições do Partido Socialista é o grande destaque dos principais diários de informação geral nacionais. Na categoria de desporto, Portugal destaca-se pela vitória no Campeonato da Europa em Ténis de mesa.

As eleições primárias do PS são a notícia principal dos jornais nacionais. A vitória de António Costa provoca a demissão de António José Seguro de secretário-geral do PS. No entanto, em apenas dois jornais a atualidade política é colocada em segundo lugar. O Jornal Metro dá mais ênfase ao casamento do ator de cinema George Clooney e o Correio da Manhã coloca em manchete um caso que não se verifica em mais nenhum jornal: ‘Curandeiro’ limpa168 mil euros a cliente.
Os diferentes jornais apresentam de formas distintas a notícia referente às eleições do PS. No Correio da Manhã: “Costa esmaga Seguro”; no Jornal de Notícias: “Foi sem espinhas”; no Público: “Vitória esmagadora deixa Costa mais forte para disputar legislativas”; no i: “PS une-se em torno de Costa para conquistar o poder”; no Diário de Notícias: “Este é o primeiro dia dos últimos dias do Governo”; no Destak: “ Novo líder do PS já fala em maioria”; por fim, no Metro: António Costa vence primárias do PS com vitória retumbante”. Observando estes títulos torna-se evidente algumas caraterísticas sensacionalistas de alguns jornais. Distinguem-se títulos mais longos, outros mais cativantes, outros objetivos . No entanto, todos têm a finalidade de divulgar a mesma notícia.
A vitória de Portugal frente à Alemanha é reconhecida com o primeiro título internacional de Campeões da Europa. Grande parte dos diários de informação geral apresentam esta notícia na capa, no entanto, o Destak é o único jornal que reserva uma grande manchete com fotografia complementar desta notícia.
As três notícias mais divulgadas distinguem-se em três categorias: Política, Desporto e Mundo. Este contraste de categorias das notícias principais revelam uma grande variedade de interesse público.

Virgínia Matilde Silva Abreu, nº201304239
Turma 3