Revista de Imprensa de 3 de Outubro

O tema em destaque nos jornais de hoje é o da família Espírito Santo e o respetivo caso do BES. O Correio da Manhã noticia o perdão fiscal que o clã de Ricardo Salgado recebeu. O jornal anuncia ainda que “Salgado admitiu pagamentos “a mais alguém”.” e que a “família repatria milhões dos submarinos”. O Público salienta que os “Imóveis do BES estão num limbo que impede o Novo Banco de os Vender”, ou seja, que 15 mil imóveis que passaram para o Novo Banco são ativos mortos. O Jornal I, com uma grande imagem do ex-Presidente do BES na capa, destaca que “Ricardo Salgado recusou explicar à família os 14 milhões que recebeu de empreiteiro” e que “afirmou ter ido duas vezes ao Banco de Portugal.”.

Além do caso de Salgado, a manchete do Correio da Manhã realça a queda fatal de um duplo de Hollywood em Lisboa. Na secção de desporto o jornal aborda as “Críticas a Jesus por derrotas na Champions” e o “Clássico (entre F.C.P e S.C.P. que) aquece Taça de Portugal”. A nova lei que incide sobre as rendas comerciais e que as protege contra aumentos também tem lugar nesta capa.

O outro grande destaque do Público, evidenciado pela imagem que ocupa grande parte da capa do jornal, vai para a reportagem de João Pina a uma mulher (Taty Almeida) que “procura filho desaparecido na Argentina há 40 anos”. Outros títulos em relevo referem-se ao discurso de Sampaio no congresso de juízes, através do qual o ex-presidente se revelou contra o “acesso de pais a listas de pedófilos”, à oposição de António Costa em relação a “algumas rendas de cálculo das rendas sociais” e, na área da Ciência, à história da SIDA, que foi descoberta por um cientista português.

O Jornal I menciona o poder dos chineses em Portugal, revelando as compras que se seguem: BESI (BES Investimento) e Portos (empresa do sector portuário). Outra grande notícia é a da contabilidade da ONG ligada à Tecnoforma que “não permite desvendar o mistério das despesas de Passos Coelho”. A descoberta de Nuno Faria que ajudou a desvendar a origem da SIDA, bem como a ação de António Costa no PS, que “oferece um terço do partido a Seguro” e que “mantém a reforma do sistema político” são outros dos títulos destacados.

O Jornal de Notícias chama à primeira página a notícia sobre a vacina da tuberculose, que se encontra de novo em rutura, chegando a esgotar no Norte do país– os “problemas de abastecimento obrigam a parar (alguns) tratamentos”. A imagem em destaque pertence à prisão de Carlos Rosa, que “esfaqueou e queimou ex-companheira por ciúmes”. O jornal portuense anuncia que “Lisboa já não pode usar fundos atribuídos a regiões mais pobres” e que a “eletricidade fica mais barata para 500 mil pessoas”. A secção de desporto evidencia o jogo do F.C.P contra o S.C.P. que se confrontam na 3ª eliminatória da Taça de Portugal, “o pior arranque de sempre do Benfica” na Liga dos Campeões e os resultados das equipas portuguesas na Liga Europa.

Esta sexta-feira, o Diário de Notícias dá uma grande relevância a uma entrevista feita a Roberto Saviano, jornalista italiano que acredita que a legalização de todas as drogas é a única solução viável. A notícia de que a Ministra da Justiça chamou o responsável pelo Citius do governo PS para resolver o bloqueio informático que ocorreu nos tribunais portugueses aparece com igual relevo. Não menos importante é a reportagem que revela que a “nova família católica” é constituída por “casados, divorciados, juntos e gays”. Tal como noutros jornais diários, o Diário de Notícias aborda o caso da investigação dos “dinheiros” da Tecnoforma e a investigação do cientista português sobre o vírus do VIH.

As manchetes do Destak são as notícias de que a “Luz fica mais barata para 500 mil lares” e de que o “número de candidatos à PSP e à GNR supera 28 vezes as vagas disponíveis”. O jornal destaca ainda o festival realizado para requalificar Loures, o clássico da Taça de Portugal entre F.C.P e S.C.P. e o facto de a língua portuguesa ser a quinta mais utilizada na internet.

O Metro dá especial relevância à notícia sobre o português ser dos idiomas mais utilizados em plataformas online, destacando também a alta tensão que regressa à região de Donetsk e o sorteio da Taça de Portugal que une Porto e Sporting logo na 3ª eliminatória.

Ana Rita Rocha