Revista de Imprensa de 3 de Outubro de 2014

Olhando para as capas dos principais jornais de hoje, percebemos o grande destaque dado ao assunto BES e Ricardo Salgado.

O Público é um dos que dá especial atenção ao tema, colocando em letras garrafais o título : “Imóveis do BES estão num limbo que impede Novo Banco de os vender”. Coloca também em imagem “Taty Almeida” que “procura filho desaparecido na Argentina há 40 anos”, uma matéria explorada pelo ípsilon.

Já na capa do Jornal I,  está uma fotografia em que o ex-banqueiro aparece em grande plano, acompanhada do título “Ricardo Salgado recusou explicar à família os 14 milhões que recebeu de empreiteiro: ex-presidente do BES afirmou ter ido duas vezes ao Banco de Portugal; o regulador terá concordado ser um assunto da sua vida pessoal”. Destaca também, a questão da vinda de chineses para Portugal: “Estes é que são os donos disto tudo: Guo Guangcheng (Fidelidade), Wang Li (EDP), Guangchao Zhu (REN). Chineses: BES e portos são as compras que se seguem”.

O terceiro jornal a dar especial atenção ao caso BES, é o Correio da Manhã, que enfatiza o ” Perdão fiscal limpa luvas do clã: família repatria milhões dos submarinos; Ricardo Salgado admitiu pagamentos “a mais alguém” “.
Na continuidade desta revista de imprensa, o Jornal de Notícias dá relevância ao tema da tuberculose, colocando como título principal: Vacina da tuberculose de novo em rutura: “problemas de abastecimento obrigam a parar tratamentos; stock esgotado no Norte desde julho; na Região de Lisboa só há para dez dias”. Em imagem aparece o recluso  que “Esfaqueou e queimou ex-companheira por ciúme”.

O Diário de Notícias apresenta como tema principal a entrevista feita a “Roberto Saviano, jornalista italiano que vive sob ameaça de morte: “Não gosto da legalização mas creio que é a única solução. Para todas as drogas”. Dá ainda realce ao caso “Paula Teixeira da Cruz chama especialista do governo PS para salvar Citius: ministra foi buscar o responsável pelo Citius no anterior governo para resolver o bloqueio informático que paralisou os tribunais”.

Quanto aos jornais gratuítos, O Destak, confere especial atenção ao tema da eletricidade, colocando como título principal “Luz fica mais barata para 500 mil lares: valor do desconto da tarifa social na eletricidade sobe de 20% para 34%”. Coloca ainda uma imagem de um agente da autoridade remetendo para as vagas da PSP e GNR. Enquanto que o Jornal Metro, coloca na página principal que “Português é o idioma mais utiliz@do” na internet.

veja aqui as capas.

Inês Serra, turma5