Revista de Imprensa: 3 de Outubro de 2014
O dia é marcado por uma grande mixórdia de temas, que vão desde a economia à ciência. Contudo os grandes destaques são referentes ao caso BES, com novas informações sobre o envolvimento do banqueiro Ricardo Salgado no negócio dos submarinos e a impossibilidade de venda de imóveis pelo Novo Banco, e à descida do custo da eletricidade.
A manchete do jornal Público destaca os 15 mil imóveis pertencestes ao BES que estão “no limbo”, sem puderem ser vendidos pelo Novo Banco devido a complicações legais. É também destacada a procura de Taty Almeida pelo filho desaparecido na Argentina há 40 anos. São apresentadas outras notícias como o sistema eletrónico que agrega dados referentes às mortes em Portugal em tempo real e a descoberta da origem e propragação da SIDA por um cientista português. Este último tema é também destacado pelo Diário de Notícias e pelo jornal i.
O Correio da Manhã realça o envolvimento do BES e de Ricardo Salgado com a compra de submarinos e a queda e morte de um duplo de Hollywood em Lisboa. Também é abordada a nova lei que protege as rendas comerciais dos aumentos e a descida do custo da luz para 500 mil famílias. Referente ao desporto, Jorge Jesus é criticado pela derrota na Champions e o clássico da Taça de Portugal na 3ª eliminatória, FC Porto contra Sporting.
A rutura de stock da vacina da tuberculose em Portugal é a manchete de hoje no Jornal de Notícias. É destacado também o caso de Carlos Rosa, que esfaqueou e queimou a ex-companheira por ciúme e que vai ser preso por oito anos. A descida do preço da eletricidade também é mencionada, assim como a impossibilidade de Lisboa continuar a usar fundos atribuídos a regiões mais pobres.
O Diário da Notícias destaca o fiasco do Citius e a busca de Paula Teixeira da Cruz pelo responsável da plataforma informática no anterior governo para a resolução do problema. A entrevista a Roberto Saviano, jornalista italiano que vive sob ameaça de morte, também merece destaque pelo jornal. É apresentado na primeira página um pequeno excerto de uma reportagem: há casados, divorciados, juntos e gays na nova família católica; e é também abordada a descoberta da origem da SIDA.
O tema Ricardo Salgado é retomado pelo jornal i, desta vez destacando o facto do banqueiro não ter explicado à família os 14 milhões de euros que recebeu do empreiteiro. Os restantes assuntos mencionados são a compra de empresas portuguesas por parte de empresários chineses e, mais uma vez, a descoberta da origem da SIDA.
Já o Destak dá uma grande relevância à descida do preço da luz e ao grande número de candidatos à PSP e GNR, que supera 28 vezes o número de vagas disponíveis. Outras notícias expostas na primeira página são o festival para requalificar Loures, o clássico FC Porto – Sporting para a Taça de Portugal e o português como 5ªa língua mais usada na Internet.
Esta última notícia é retomada pelo Metro, em forma de manchete. Também é realçado o especial no interior do jornal sobre o dia do animal. Outras notícias apresentadas são a alta tensão na região de Donetsk e o sorteio da Taça de Portugal que resultou num clássico FC Porto – Sporting.
Fonte: Sapo Jornais