Revista de Imprensa: 3 de Outubro (Inês Morais)

O caso BES regressa às primeiras páginas de três jornais de hoje, constando no Público, Correio da Manhã e Jornal i. Nestes dois últimos, destaca-se particularmente o escândalo da fraude de Ricardo Salgado.

“Perdão Fiscal limpa luvas do clã” é o grande título do Correio da Manhã, acrescentando-se que a família de Ricardo Salgado “repatria milhões dos submarinos”. A morte de um jovem norte-americano, duplo de Hollywood, em Lisboa devido a queda de 16 metros é também uma notícia com grande destaque nesta edição, sendo acompanhada de uma imagem do sucedido. Com as novas tarifas socias, a eletricidade vai ficar mais barata para 500 mil famílias. “As rendas comerciais vão ser mais protegidas contra aumentos”. Na justiça, fala-se das críticas dos juízes ao caos do Citius. No desporto, Jorge Jesus é criticado por derrotas na Champions.

“Ricardo Salgado recusou explicar à familia os 14 milhões que recebeu de empreiteiro” é o grande destaque do jornal i, acompanhado de uma fotografia do ex-presidente que ocupa praticamente a totalidade da página. “Estes é que são os donos disto tudo: Guo Guangcheng, (Fidelidade), Wang li (EDP), Guangchao Zhu (REN)” é um outro assunto com relevo nesta edição, sendo apresentadas as imagens de cada um dos empresários chineses. “BES e Portos são as compras que se seguem”. Caso Tecnoforma: o i teve acesso à contabilidade da ONG ligada à Tecnoforma, mas não consegue desvendar o mistério das despesas de Passos Coelho. Na ciência, aborda-se o tema da SIDA e do contributo de Nuno Faria, cientista português, na descoberta da origem do vírus. António Costa oferece um terço do partido a António José Seguro e mantém a reforma do sistema político. Paulo Futre recorda uma das suas noites mais épicas e dolorosas em entrevista. Na literatura, os três últimos capítulos de José Saramago são lançados em Lisboa.

O Público tem como manchete os quinze mil imóveis que transitaram do BES para o novo banco e que, “tecnicamente, são ativos mortos”. Entrevista com João Pina a mulher que procura o filho desaparecido na Argentina há 40 anos com particular relevo na capa do jornal. O ex-presidente da República, Jorge Sampaio, está contra o acesso de pais a listas de pedófilos. António Costa é contra algumas regras de cálculo das rendas sociais. “Líder de Hong Kong não se demite mas aceita dialogar.” No campo da ciência, descobriu-se que a SIDA teve origem em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, nos anos 20 e propagou-se pelo resto do mundo por barco e comboio.

No Jornal de Notícias, o grande destaque remete para a rutura do stock da vacina da tuberculose, sendo necessário interromper os tratamentos. A vacina está esgotada no Norte desde Julho e na região de Lisboa só há para dez dias. O segundo assunto com mais relevo é a pena de prisão de oito anos e meio atribuída a Carlos Rosa, o homem que esfaqueou e queimou a ex-companheira por ciúme. Em sociedade, “Lisboa já não pode usar fundos atribuídos a regiões mais pobres”. A luz fica mais barata para 500 mil pessoas. É realizado um estudo que informa que o negócio das corridas amadoras vale 108 milhões por ano. Em Gondomar, um parque natural encontra-se no local dos resíduos tóxicos. Na economia, a prestação da casa baixa para metade em seis anos devido à queda dos juros.

“Paula Teixeira da Cruz chama especialista do governo PS para salvar Citius” é a manchete do Diário de Notícias. A Ministra da Justiça pediu ajuda ao responsável pelo Citius no anterior governo para solucionar o bloqueio informático que paralisou os tribunais. O segundo grande tema do DN é a entrevista a Roberto Saviano, jornalista italiano que vive sob ameaça de morte, ocupando a sua fotografia um lugar de destaque. Reportagem sobre a nova família católica, na qual constam casados, divorciados, juntos e gays. “Dinheiro da ONG de Passos foi todo gasto em colaboradores”. Na ciência, fala-se do investigador português que descobriu como surgiu o vírus da sida.

O tema principal do jornal “O Destak” recai no embaratecimento da electricidade para 500 mil lares. “Número de candidatos à PSP e GNR supera 28 vezes as vagas disponíveis” é outro grande título que surge acompanhado de uma fotografia que se salienta na capa. No desporto, o FC Porto recebe o Sporting para a Taça de Portugal.

A língua portuguesa como a quinta língua mais falada na internet e o especial dia do animal partilham o destaque do jornal Metro. No panorama internacional, o clima de tensão regressa a Donetsk com o combate entre os rebeldes pró-russos e o exército de Kiev. Para a taça de Portugal, o FC Porto defronta o Sporting e o Benfica enfrenta a Covilhã.

Inês Morais