O escândalo que liga Ricardo Salgado e o BES aparece em destaque nos diários i, Correio da Manhã e Público de hoje. A fraude de 14 milhões contiunua sem explicação.
No jornal i, faz-se referência que ajudou a desvendar a origem do HIV, ao último lançamento de Saramago. No PS, “Costa oferece um terço do partido a Seguro e mantém reforma do sistema político”. Paulo Futre dá uma entrevista onde recorda as suas noites mais épicas. Caso Tecnoforma: o i teve acesso à contabilidade de uma ONG ligada à Tecnoforma, o que se mostrou inconclusivo para desvendar o mistério das despesas de Passos Coelho. Ricardo Salagado e os seus 14 milhões por explicar fazem a manchete.
O Correio da Manhã retoma o escândalo Ricardo Salgado, dá conta da morte de um duplo de Hollywood em Lisboa. Na justiça, fala das críticas que juízes fazem ao sistema Citius. “Luz mais barata para 500 mil pessoas”. No desporto, Jorge Jesus e a derrota do Benfica no arranque da Liga dos Campeões e o clássico que se avizinha. “À facada: Cadastrado ataca taxista.” “Em cirurgia: Bactéria mata mulher.” No entretenimento, concorrente da Casa dos Segredos acusada de roubar perfumes.
Em manchete no Jornal de Notícias: “Vacina da tuberculose de novo em rutura”. Stock já esgotou no Norte e o Sul só tem o suficiente para dez dias. O homem que esfaqueou e queimou a ex-companheira por ciúme foi condenado a oito anos e meio e insultado por populares à saída do tribunal. Em termos sociais, “Lisboa já não pode usar fundos atribuídos a regiões mais pobres”. As prestações das casas vão baixar para metade no espaço de seis anos. As corridas amadoras representam um negócio de 108 milhões de euros por ano. Em Gondomar, um parque natural vai ser construído num local preenchido por resíduos tóxicos. “Vila Nova de Gaia: Hospital processa varredor deficiente que mandou esconder.” 140 alunos foram intoxicados por uma refeição de massa com carne numa escola em Mirandela. A nível internacional, “Hong Kong aceita falar com líderes da revolta estudantil”.
O Público retoma o tema do BES e do Banco Novo. Há imóveis do Novo Banco que não podem ser vendidos por estarem, ainda, “intoxicados” pelo BES. Uma mulher dá uma entrevista acerca do filho desaparecido na Argentina que procura já há 40 anos. Num congresso dominado pela problemática do sistema Citius, Sampaio afirmou que não concorda que os pais tenham acesso às listas de pedófilos. “Passos é vitima de poderosos?” Primeiro- Ministro terá recebido avisos acerca de influências de poderosos. Na ciência, destaque para a expçicação de que a SIDA nasceu em Kinshasa nos anos ’20 e se espalhou para o resto do mundo por comboio e barco. “O Inimigo público: Para ganhar em 2015, costa só dirá “Boa Noite, Srs Jornalistas””. António Costa apoiar-se-á, então na relação com o media. Costa é, ainda, contra alguns cálculos quanto ao novo sistema de renda social que deverá subir de 4.85 para 8.38. Sistema eletrónico com dados de morte em tempo real já registou o óbito de 259 pessoas em Portugal. No Brasil, prevalece a continuidade. Hong Kong disposto a dialogar com os revoltosos.
“Paula Teixeira da Cruz chama especialista do governo PS para salvar Citius” como manchete no Diário de Notícias. A Ministra da Justiça pediu auxílio ao responsável pelo Citius no último governo para resolver o bloqueio informático. Ainda em destaque, uma entrevista a Roberto Saviano, um jornalista italiano que vive sob ameaça de morte. Referência a uma reportagem que dá conta dos novos membros da Igreja Católica: divorciados, gays e casados. “Dinheiro da ONG de Passos todo gasto em colaboradores. Salienta-se o cientista português que descobriu como a SIDA apareceu. No entretenimento, Claire Danes a afirmar que não vai ser bem vista na nova série de Homeland e António Fagundes a afimar que ainda não fez personagens suficientes.
O Destak dá manchete ao aumento do desconto da tarifa social na eletricidade que sobre de 20% para 40%. A corrida às candidaturas à GNR e PSP superam 28 vezes as vagas disponíveis. Retoma, ainda, a notícia de que o português é a quinta língua mais falada e ainda dá conta de um festival que tem em vista a requalificação da zona de Loures. Para a Taça de Portugal, o FC Porto recebe o Sporting.
A língua portuguesa e os animais partilham o destaque no Metro. A língua portuguesa, novamente, como a quinta mais falada e os animais aparecem como uma celebração do Dia do Animal. “Alta tensão regressa à zona de Donetsk.” Exércitos de Kiev e pró-russos combatem ininterruptamente. Para a Taça de Portugal, o Porto enfrente o Sporting, enquanto que o Benfica defronta a Covilhã na terceira eliminatória. Por fim, Alvim faz inquérito ao ator Jorge Picoito.
Cláudia Maioto