A manhã de sexta-feira acordou na imprensa nacional com um visível destaque ao caso da família Espiríto Santo. O caso BES domina o espaço mediático dos jornais portugueses.
Correio da Manha
“Perdão fiscal limpa luvas do clã – Família repatria milhões dos submarinos”, esta é a manchete do Correio da Manhã, que traz de novo à primeira página o caso do BES. A notícia aparece logo no início da página a letras garrafais juntamente com a foto de Ricardo Salgado. É visível o destaque ao caso da família Espírito Santo e dos submarinos pois aparece a vermelho. “Duplo de Hollywood morre em Lisboa: queda de 16 metros fatal para jovem norte-americano.”, acompanhado da maior fotografia presente na capa do jornal esta é a notícia central na primeira página. O jornal Correio da Manhã títula também: “ Juízes criticam caos do Citius”. Destaque ainda nesta primeira página “Rendas comerciais mais protegidas contra aumentos”, título que é acompanhado da fotografia da Ministra da Justiça. “Luz mais barata para 500 mil famílias” e “Críticas a Jesus por derrotas na Champions” são outros títulos do Correio da Manhã.
Jornal de Notícias
O Jornal de Notícias atribui especial enfoque ao título “Vacina da Tubercolose de Novo em Rutura” que aparece logo no inicio da primeira página com o maior tamanho de letra visível. Destaca ainda a condenação de um recluso que “Esfaqueou e Queimou Ex-Companheira por ciúme”. O JN abre com este título acompanhado de uma imagem que regista o momento em que o recluso é levado pela polícia. Destaque ainda para “Eletricidade fica mais barata para 500 mil pessoas”, este título aparece logo no início da capa com foto de um candeeiro que é uma das fotos maiores da primeira página. O JN realça ainda as notícias de desporto: “Dragão ou leão : um deles sai logo na 3ª eliminatória” e “O pior arranque de sempre do Benfica”. As notícias desportivas aparecem numa caixa de texto cor de laranja que se destaque dos restantes elementos que compõem a capa do JN.
Público
O Público abre hoje com o título “Imóveis do BES estão num limbo que impede Novo Banco de os vender”. Destaque nesta primeira página para a entrevista da secção ípslon: “Taty Almeida procura filho desaparecido na Argentina há 40 anos” que surge com a maior foto presente na capa do público. “Ciência – A sida nasceu em Kinshasa nos anos 1920 e espalhou-se pelo mundo de comboio e de barco”, título que se encontra destacado a amarelo.
Diário de Notícias
O DN notícia com elevado destaque nesta manha de sexta a “Entrevista a Roberto Saviano que vive sob ameaça de morte”, título este que ocupa grande parte da capa do DN acompanhado com a fotografia do jornalista. “Paula Teixeira da Cruz chama especialista do governo PS para salvar Citius” é a principal notícia em destaque neste jornal. Outro título do DN é “Reportagem: há casados, divorciados, juntos e gays na nova família católica”.
i
O jornal i abre com a notícia “Ricardo Salgado recusou explicar à família os 14 milhões que recebeu de empreiteiro” que aparece com uma fotografia de Ricardo Salgado que ocupa praticamente toda a primeira página. “Estes é que são os donos disto tudo: Guo Guangcheng (Fidelidade), Wang Li (EDP), Guangchao Zhu (REN). Chineses: BES e portos são as compras que se seguem”, é um título que o i destaca. Este título aparece dentro de uma caixa de texto cor de rosa choque. “Contabilidade da ONG ligada à Tecnoforma, a que o i teve acesso, não permite desvendar o mistério das despesas de Passos Coelho”, aparece destacado sob um fundo (caixa de texto) amarelo.
Destak
“Luz fica mais barata para 500 mil lares” é o titulo destacado pelo jornal Destak, aparecendo em letras garrafais. Outra notícia é destacada pela fotografia que ocupa grande parte da primeira página do jornal, ao lado esquerdo do título acima indicado, que contudo não está relacionada com o mesmo (o título). O título da fotografia é: “Número de candidatos à PSP e GNR supera 28 vezes as vagas disponíveis”.
Metro
O jornal Metro começa o dia de hoje com o título “Português é o quinto idioma mais utiliza(@)do “ na primeira página. Este jornal dá destaque ao dia do animal, colocando uma foto que ocupa a capa quase na totalidade com o título “Especial Dia do Animal – o dia em que a bicharada é rainha apenas se celebra amanhã, mas nós fizemos a festa já hoje!”.
Vânia Pimenta